Semana Europeia da Prevenção de Resíduos | Humana coloca de novo na mesa o desafio das 250.000 peças de roupa

Ewwr 2019 pt 1 1024 2500
2019/11/18

A HUMANA pretende recuperar 250.000 peças de roupa durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR, siglas em inglês), a decorrer até domingo dia 24 de novembro.

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação lança este desafio para contribuir para a prevenção de resíduos e dar uma segunda vida a estas 250.000 peças de roupa, através da reutilização ou reciclagem. Na edição de 2018, recolhemos 58.389 kg de roupa usada, o que corresponde a aproximadamente 175.167 peças de roupa. Este ano, a Associação espera recolher pelo menos mais 75.000 peças durante esta semana.

A 11ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos coloca especial atenção na educação e na comunicação para incentivar uma mudança de comportamento na hora de produzir e comprar produtos e gerir os resíduos. “Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos!” é o tema deste ano, uma iniciativa europeia destinada a promover ações de sensibilização sobre a sustentabilidade dos recursos, a correta gestão de resíduos e a importância de os reduzir. “Trata-se de uma necessidade social, económica e ambiental”, defendem os organizadores do evento. É por isso que nesta semana se levam a cabo diversas ações por toda a europa. Em 2018 foram contabilizadas 14.347 ações.

Filipa Reis, promotora nacional da Humana, assinala que: “A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é uma excelente oportunidade para insistir na importância de não gerar resíduos desnecessários e de propor iniciativas para tornar o setor mais sustentável, com uma visão de economia circular. O têxtil, deve ser na medida do possível, um recurso e não um resíduo, e assim agimos em conformidade com o Planeta. A roupa que é deitada fora, se for gerida corretamente converte-se em motor de progresso em Portugal e gera fundos para a cooperação ao desenvolvimento em Moçambique e Guiné-Bissau (países com os quais colaboramos).”

Sobre a HUMANA Portugal:
Recorde-se que a HUMANA Portugal é uma associação sem fins lucrativos que trabalha, desde 1998, a favor da proteção do meio ambiente promovendo a reutilização têxtil e realiza programas de cooperação de desenvolvimento em África e de apoio local em Portugal. A Associação promove a importância da reutilização e reciclagem têxtil para a proteção do meio ambiente e como fonte de recursos para a cooperação nos países do Hemisférios Sul, como Guiné-Bissau e Moçambique. Conta com mais de 80 trabalhadores. Forma parte da Federação Humana People to People, que agrupa organizações de 32 países.