Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

31 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA POUPANÇA VII PARTE – COMO POUPAR NO NATAL

Depositphotos 30204339 stock photo savings protection 1 1024 2500
2019/11/12

O Natal é uma época festiva de convívio familiar e de amigos, que se vive uma vez por ano. São dias intensos e de gastos consideráveis com a alimentação, presentes e decoração. Porém existem pequenos gestos e formas simples que nos podem levar a poupar no Natal sem prejudicar as festividades.
1 – Não compre enfeites novos todos os anos. Vá rodando os enfeites que tem. Apostando em decorações variadas. Não só poupa dinheiro como até parece que tem uma decoração nova todos os anos.
Caso necessite de renovar as decorações ou até mesmo a árvore de Natal, compre logo a seguir à época, uma vez que no final de ano haverá descontos até 80% em grande parte dos artigos de Natal. Desta forma começa logo a poupar dinheiro para o próximo Natal!
2 – Aproveite as horas mais económicas ou gratuitas para telefonar aos familiares e amigos a desejar as boas festas. Caso possua um tarifário onde os SMS/MMS sejam gratuitos, em vez de telefonar envie um SMS/MMS ou um email divertido a desejar um Feliz Natal.
3 – Se tem jeito para trabalhos manuais, reutilize velhos postais de Natal para criar enfeites ou etiquetas de Natal originais.
4 – Faça elegantes e originais embrulhos de Natal, poupando no papel de embrulho. Use folhas de revistas ou até mesmo folhas de jornal, um bonito laço colorido e veja como fica original e personalizado. Experimente…
5 – Se fizer as suas compras de Natal online, tente agrupar o máximo possível de artigos em cada encomenda para evitar vários portes de envio ou partilhe a encomenda com um familiar e/ou amigo e dividam os portes de envio.
6 – Esteja atento a todos os folhetos promocionais e cupões que possa receber no correio na altura do Natal para poder comparar preços, mas também desfrutar das promoções referentes a produtos que pretende comprar nesta época.
7 – Uma despesa que é quase sempre esquecida, é o dinheiro gasto em combustível e parques de estacionamento nas inúmeras viagens que fazemos para os centros comerciais para efetuar compras. Institua o dia das compras de Natal e, tente concentrar todas as compras numa ou duas saídas apenas.
8 – Existem várias formas de poupar dinheiro em presentes de Natal. Uma das formas é fazê-los em casa. Faça uma lista e estabeleça um valor limite.
Outra forma é recorrer ao sistema do Pai Natal secreto.
Faça um inventário de possíveis presentes que possa ter recebido no passado e não ter gostado ou ainda artigos que possa ter comprado e nunca ter utilizado e pense numa pessoa da sua lista de Natal que possa gostar de receber esse presente.
Poderá ainda aproveitar os saldos para ao longo do ano ir comprando os artigos que pensa oferecer e, tome atenção aos artigos que não recaia a necessidade de troca.
Oferecer em conjunto com outras pessoas está a atrair muitos adeptos. Junte-se por exemplo aos irmãos para comprar o presente para os pais ou para os tios, o dinheiro é divido entre todos e todos poupam dinheiro. Outra forma é de dar presentes conjuntos, em alternativa de dar um presente ao irmão e outro á cunhada é oferecer ao casal.
9 – Uma vez abertos os presentes de natal, aproveite todo o papel, etiquetas, laços e fitas que estejam em bom estado e passiveis de serem reutilizados no próximo ano.
10 – Tem muitos convites para festas de Natal, mas não quer gastar dinheiro em roupa nova, recicle o que tem, criando novos visuais com o recurso a acessórios. Caso não seja possível, pode sempre recorrer a troca de roupa pedindo emprestado a uma melhor amiga ou irmã.
11 – Nesta quadra a alimentação acaba por ser uma área em que se gasta mais dinheiro. Reduza essa despesa comprando ingredientes com antecedência, elaborando menus mais simples e igualmente saborosos ou determinando que cada convidado traga algo para a festa!
12 – Comece cedo a poupar para o Natal, colocando de parte o mesmo valor todos os meses, tendo em consideração o que gastou no ano anterior.
13 – Poupe na decoração da mesa. Seja criativo e enfeite a mesa com elementos festivos que já tenha. Use taças de vidro com chocolates, frutos secos. Use pinhas como marcadores de lugar. Use o que a sua imaginação alcançar pois em matéria de criatividade não há limites.
14 – Evite usar o cartão de crédito para pagar as suas compras de Natal. Resulta bastante pagar em dinheiro vivo. Temos mais consciência do gasto e se o limite proposto está a ser ultrapassado.
15 – Elabore um orçamento de Natal e mantenha-se fiel ao mesmo!
Bom Natal, boas poupanças!
VONTADE + PERSISTÊNCIA = BONS RESULTADOS

Quer saber mais sobre poupança e métodos de poupança? O CIAC recomenda os seguintes sites:
https://saberpoupar.com/home?page=15

https://www.contasconnosco.pt

https://www.acarteira.pt/poupanca/dicas-para-poupar-dinheiro-no-natal/

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze