Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca e Agrupamento de Escolas do Barreiro recebem Selo Protetor 2019

Presidente 1 1024 2500
2019/10/31

A Cerimónia de Entrega do Selo Protetor 2019 da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) distinguiu 27 entidades (ver anexo), de norte a sul de Portugal, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, ontem 29 de outubro. O Agrupamento de Escolas de Santo António e o Agrupamento de Escolas do Barreiro viram o seu trabalho reconhecido, enquanto entidades protetoras e promotoras dos Direitos das Crianças e Jovens.

Na sessão estiveram presentes o Presidente da CMB, Frederico Rosa, os Vereadores Sara Ferreira e Bruno Vitorino, a Presidente da CNPDPCJ, Rosário Farmhouse, os diretores dos agrupamentos de escolas, representantes do Ministério da Educação, CPCJ e IPSS de vários pontos do País, PSP, entre outros convidados.
O Presidente Frederico Rosa manifestou o seu agrado por receber no Barreiro este evento de âmbito nacional. “O Barreiro está de parabéns. Este trabalho envolve muita gente, uma grande rede e muitas parcerias. Para além de toda a rede, quem passa por esta área tem de ter, de certeza, uma grande paixão por aquilo que faz”.

Escolas do Barreiro com Selo Protetor
De acordo com Frederico Rosa “existe muito orgulho pelo trabalho realizado”. Destacou o empenho dos Vereadores Sara Ferreira, responsável das áreas da educação e do associativismo, e Bruno Vitorino, que tem a coordenação do gabinete de apoio à família e à criança. Orgulha-se da distinção realizada às escolas do Barreiro. “Que descanso que é saber que existem escolas com o Selo Protetor”, referiu.
Dirigindo-se aos presentes considera que todos fazem a diferença no presente. “as nossas crianças têm de ter uma rede de proteção. Este é um caminho que de forma gradual se vai fazendo por uma sociedade muito mais justa”.
Rosário Farmhouse explicou que das 45 candidaturas recebidas, apenas 27 entidades foram contempladas com o Selo Protetor e a bandeira respetiva, que distingue as entidades que implementam boas práticas protetoras e promotoras dos Direitos das Crianças e Jovens escolhidas, mediante oito requisitos.

Ao longo da tarde realizou-se o debate “O Selo Protetor como promotor da Convenção sobre os Direitos da Criança”, no qual participaram o Vereador Bruno Vitorino, as Presidentes das CPCJ do Barreiro, Isabel Antas, e CPCJ de Felgueiras, Dina Peixoto, o Comissário da Educação do Conselho Nacional da CNPDPCJ, José Carlos Matias e a aluna do Agrupamento de Escolas de Santo António, Diana Kalemba.
No período que antecedeu a cerimónia foi içada a bandeira do Selo, junto ao Auditório Municipal Augusto Cabrita, ao som da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública. Seguiu-se um momento cultural “A Princesa do Sal”, Teatro de Marionetas de Vara, pelo animador sociocultural, João Gomes.

De referir que durante a manhã, foram realizadas visitas às escolas homenageadas, pelos Vereadores Sara Ferreira e Bruno Vitorino, pela Presidente da CNPDPCJ, Rosário Farmhouse, e pelos diretores dos agrupamentos, Manuela Espadinha e Felicidade Alves, nas quais foram recebidos em festa.

+ Fotos aqui