Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

31 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA POUPANÇA V PARTE – COMO POUPAR DINHEIRO EM COMBUSTIVEL

Dinheiro 1 1024 2500
2019/10/30

Não importa em que ponto do globo estiver, com o petróleo a atingir novos máximos quase diariamente, nunca foi tão dispendioso abastecer um automóvel, seja ele a gasolina ou a gasóleo. Porque poupar está em mudarmos os nossos comportamentos, sim, é possível pouparmos em combustível.
O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor do Barreiro apresenta alguns conselhos para reduzir o consumo de combustível.

1 – O preço do combustível praticado hoje, poderá amanhã não ser o mesmo. Até mesmo o posto de abastecimento ao lado onde trabalha ofereça preços mais baratos do que aquele onde costuma se abastecer. Estar atento é fundamental para anotar as várias ofertas disponíveis e, por conseguinte, fazer uma escolha económica. Pode descobrir em que postos pode abastecer o seu carro por menos dinheiro, bastando para tal consultar o site https://www.maisgasolina.com

2 – Ateste o depósito sempre que se desloca ao posto para abastecer o seu carro. Com as deslocações extras ao posto, vai acabar por gastar mais dinheiro se abastecer pouco de cada vez. Poupará tempo e dinheiro.
Não abasteça mais que o indicador do veículo o informar. O excesso vem para fora e não esqueça que pagou o que não vai consumir.
A tampa do depósito deve estar em bom estado e nunca danificada. A mesma deve enroscar de forma firme, caso não o faça existe toda a probabilidade do combustível se evaporar.

3 – A condução a altas velocidades também faz com que o combustível desapareça a olhos vistos. Para além de ser melhor para o ambiente e para o seu nível de stress conduzir de vagar, vai permitir uma maior poupança.
Terá uma ajuda extra se o seu veículo vier equipado com cruise control. Esta condução automática pensada principalmente para as autoestradas é bastante mais económica do que a condução humana.

4 – Ao sair para ir, por exemplo, ao supermercado, pense antes, em todos os sítios aos quais possivelmente terá de se deslocar mais tarde ou nos próximos dias e, tente fazer tudo de uma só vez, seguindo uma rota estratégica.

5 – Um carro com “saúde”, é um carro que vai ter uma performance eficaz e com consumos normais. Para garantir o estado saudável do seu veículo, deve seguir algumas recomendações:
• Verificar periodicamente a pressão dos pneus
• Verificar o óleo
• Verificar os filtros de ar
• Verificar o alinhamento da direção
• Verificar o motor
Não esqueça de fazer limpeza geral à viatura e à mala, retirando objetos pesados e desnecessários. Um carro mais leve, é um carro menos consumista.

6 – Quando o calor aperta, é claro que sabe bem fechar os vidros do carro e ligar o ar condicionado. Fora disso, devemos optar pelo bom senso e não passar cada viagem a ligar e desligar o AC, a pôr mais fresco só por cinco minutos e depois aumentar a temperatura. O objetivo é poupar gasolina, não a gastar!

7 – Quando espera por alguém ou vai levantar dinheiro, nas filas de trânsito e até num semáforo demorado ou numa passagem de nível, desligue o carro. É um hábito económico que se não o tem, tente adquiri-lo!

8 – Quando chegar ao destino estacione sempre no primeiro lugar que encontrar. Para além de lhe fazer bem andar um pouco, evita o stress de andar às voltinhas, a perda de paciência e o gasto de combustível. Estacione de modo a que possa sair sem fazer manobras de marcha atrás, pois estas manobras consomem mais combustível.

9 – Se estacionar ao ar livre, prefira sempre os locais com sombra, porque o carro ao sol, seja no Verão ou no Inverno, favorece a evaporação da gasolina. Para além disso vai precisar de ligar o AC quando voltar ao carro.
Caso não tenha alternativa, assegure-se que o depósito de combustível não esteja voltado na direção do sol.

10 – Se tiver de fazer uma viagem pense que existe várias maneiras de chegar ao mesmo sitio. Utilize o computador de bordo ou escolha percursos mais económicos. Como sabe se são mais económicos? Basta anotar os quilómetros depois de atestar o deposito.
Não esqueça ainda de evitar estradas não alcatroadas e de difícil acesso – as estradas em terra batida ou de cascalho podem aumentar o consumo de combustível até 30%!

11 – Precisa de trocar de carro? Quando o fizer troque um de gasolina por um de gasóleo. Considere ainda a aquisição de um automóvel mais pequeno, um hibrido, um carro que funcione a GPL ou porque não uma scooter?

12 – Nos dias que correm, a melhor forma de poupar nos combustíveis é sem duvida, deixar o carro em casa. Desloque-se a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou combine boleias coletivas com amigos e colegas de trabalho.
O Carpooling, onde várias pessoas partilham o mesmo automóvel, está a tornar-se cada vez mais procurado.

VONTADE + PERSISTÊNCIA = BONS RESULTADOS

Quer saber mais sobre poupança e métodos de poupança? O CIAC recomenda os seguintes sites:
https://saberpoupar.com/home?page=15

https://www.contasconnosco.pt

https://www.maisgasolina.com

https://www.precoscombustiveis.dgeg.pt

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze