Remoção de Graffitis já começou

Foto 1 1024 2500
2019/10/25

A Câmara Municipal do Barreiro iniciou a 23 de outubro, a remoção de graffitis em edifícios públicos e coletividades do Concelho.

A fachada da Biblioteca Municipal do Barreiro e o muro da zona do Polis foram as primeiras duas zonas intervencionadas.

A primeira fase dos trabalhos irá incidir nos seguintes locais: Paços do Concelho, Escola Básica José Joaquim Rita Seixas, antigo Tribunal, Piscina do Barreiro, Academia de Xadrez, Biblioteca Municipal e Parque Catarina Eufémia.

O Vice-Presidente da CMB, João Pintassilgo, acompanhou o início dos trabalhos, que terão uma duração de seis meses.
Estes graffitis significam para João Pintassilgo “uma calamidade que vivemos nos centros urbanos, no essencial é vandalismo. É sujar o património público e privado, não sei se há aqui alguma confusão dos autores que consideram isto arte urbana, e que de facto não é. A arte urbana, essa sim é de elogiar e cá no Barreiro existem muitos trabalhos que são agradáveis de ver”, salientou.

Experiência necessária
Considera esta limpeza “necessária, pois temos de dar outra imagem à cidade e permitir que os habitantes e quem nos visita, vejam uma cidade limpa, com a cara lavada. É um processo que estamos a iniciar agora, é uma experiência que estamos a fazer. Começamos pelos edifícios públicos, porque a Câmara tem autoridade para limpar”.
Numa segunda fase, o Vice-Presidente explicou que “poderemos avançar para edifícios privados, com os quais teremos de ter a aceitação dos seus proprietários”.
Esclareceu que esta é uma ação nova da Autarquia. “A Divisão de Resíduos e Higiene Urbana que não tinha a limpeza de edifícios nas suas atribuições, (pois estávamos dedicados à limpeza do espaço público, arruamentos, etc.), significa, por isso, um acrescento às responsabilidades do Município e vamos ver os resultados para que de uma forma ou de outra, pugnarmos pela limpeza da nossa cidade”.