Barreiro ganha candidatura ao “PROGRAMA IDADE +”

Rececao utib1 1 1024 2500
2019/10/22

A Câmara Municipal do Barreiro promoveu no dia 18 de outubro, a receção a formadores e alunos da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB), na Quinta da Alegria, na Penalva. Um momento de convívio e confraternização entre professores e alunos que reuniu mais de 200 pessoas.

Frederico Rosa, Presidente da CMB mostrou-se satisfeito pelos momentos de partilha e convívio vividos entre todos nesta receção, “o que resume um pouco do importante trabalho diário que é desenvolvido na UTIB que acaba por ser uma verdadeira família para todos quantos a frequentam. A UTIB mantem uma comunidade cada vez maior de alunos e formadores e que aqui têm o seu ponto de encontro, criam-se novas amizades, novos conhecimentos, reaprende-se outros, têm uma grande interação social, mas acima de tudo fortalece-se laços de grande amizade”, elogiou.

Sara Ferreira, Vereadora responsável pelo pelouro da Educação, aproveitou o momento para partilhar a notícia de que o Barreiro viu aprovada a sua candidatura ao “PROGRAMA IDADE +”, o que “vai permitir à CMB, para além de constituir uma equipa que vai prestar apoio aos séniores do Concelho que mais precisam, comprar algum equipamento que vai apetrechar a UTIB no sentido de facilitar as aulas e todas as atividades”.

A aprovação da candidatura foi sublinhada pelo edil por permitir “desenvolver na cidade projetos de integração social dos idosos, um combate ativo ao isolamento e à exclusão e um envelhecimento saudável”, e cuja fonte de inspiração, segundo elogiou, são todos os alunos e alunas da UTIB. Como um sucesso na promoção do envelhecimento ativo foi a forma como a Vereadora descreveu este projeto que agora inicia mais um ano letivo, com novas disciplinas. “A UTIB é importante num momento da vida em que as pessoas já deixaram de trabalhar porque se reformam e precisam de continuar a ter alguma ocupação de forma a estimular todas as suas faculdades e isso é muito importante”, defendeu. Em nome da Autarquia, Sara Ferreira deixou palavras de agradecimento para todos os formadores e formadoras. “Reconhecemos aqui hoje, de uma forma singela, o trabalho de todos que de forma voluntária dão o seu tempo para que este projeto tenha corpo. Qualquer reconhecimento que façamos, não é suficiente. Por isso o nosso muito obrigada pelo tempo que dão, e por contribuírem para um envelhecimento ativo enquanto bem-estar social. Isso para nós é de um valor inestimável”, agradeceu.