Bombeiros recebem donativos da recolha de óleos alimentares usados

Oleo donativos 1 1024 2500
2019/10/18

Foram entregues no dia 17 de outubro, nos Paços do Concelho do Barreiro, os donativos do Serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados – OAU!, às duas Corporações de Bombeiros Voluntários do Barreiro.

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) promove o Serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados do Barreiro – OAU! desde 2009, em parceria com a empresa OLEOTORRES. Além da recolha dos oleões colocados na via pública, o serviço engloba ainda a recolha em estabelecimentos de ensino, restauração e instituições.
No total, os Bombeiros Voluntários do Corpo de Salvação Pública do Barreiro e os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste receberam cerca de mil euros cada, graças a este projeto que comemora dez anos de existência.
Satisfeito com a parceria e o resultado da recolha está o Presidente da CMB, Frederico Rosa que sublinhou a importância do aumento da recolha e o que tal significa para os Bombeiros do Concelho que são merecedores destes donativos.
Segundo o responsável pela empresa OLEOTORRES a estratégia adotada está a ser positiva a julgar pelo aumento dos litros de óleo recolhido “o que evita uma série de problemas sobre os caminhos menos legais e benéficos para o ambiente que pode ser dado ao produto”.
O óleo alimentar usado pode ser transformado em bio-diesel, mas também em materiais como sabonetes ou velas, possibilitando assim a "reciclagem" de um elemento que, ao não ser recolhido desta forma, é prejudicial para o meio ambiente.
Os munícipes interessados em obter mais informações sobre como aderir ao Serviço OAU! podem contatar a Divisão de Resíduos e Higiene Urbana através do telefone n.º 212 068 068, ou pelo correio eletrónico DAHU@cm-barreiro.pt.