Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

15ª Mostra de Doçaria Tradicional do Barreiro já tem vencedores

1 o premio profissional pastelaria bonanza 1 1024 2500
2019/10/14

O Mercado Municipal 1.º de Maio foi palco no dia 12 de outubro, do 15.ª Concurso de Doçaria Tradicional, cuja participação de amadores aumentou este ano, com um total de 29 doces a concurso, nas categorias: Amadores e Profissionais, entre os quais um doce de Natal, novidade nesta edição.

O 1.º prémio na categoria Profissional foi entregue à “Pastelaria Bonanza” pelo doce “Pudim de Feijão”, e o 2.º prémio desta categoria foi para “O Pial” com a “Delícia Frutada”. Cláudia Fernandes recebeu na categoria de Amador o 1.º prémio com o doce “Tecolameco”, Rui Conceição ficou em 2.º lugar com o “Morgado do Bussaco” e Saida Boudarballa levou o 3.º prémio com o bolo “Floresta Negra”. O prémio na categoria extra – Doce de Natal foi para a Pastelaria Bonanza com o “Bolo Rei”.
O Presidente da CMB, Frederico Rosa destacou a qualidade dos elementos do júri. “A presença de um júri profissional marca o Concurso. Significa que não olha apenas por simpatia para o que é feito, mas antes com um olhar profissional, o que ajuda os concorrentes a poderem melhorar”. Este tipo de Mostra seja de doçaria ou de gastronomia “pode de facto abrir muitas portas e dar a conhecer o Concelho e nesse sentido, este desafio foi largamente superado na 15.º edição”, concluiu o edil.
Clara Pereira, representante da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e
Presidente do júri desta Mostra, sublinhou a importância deste tipo de eventos por aquilo que contribuem para o crescimento de uma região. “A gastronomia e os vinhos são o primeiro item escolhido pelo turista que nos visita”, disse. A júri felicitou o Barreiro por manter as raízes com estes concursos que fazem com que o Concelho seja um dos Municípios a contribuir para que cada vez mais turistas atravessem o rio e venham visitar a península de setúbal”.
Andreia Borba, membro do júri, proprietária da “Confeitaria Santa Coina”, finalista distrital do Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal recordou o arranque da sua carreira na doçaria, cujo início foi precisamente neste Concurso onde ganhou o 1.º prémio com os “Travesseiros de Coina”. Para a júri este tipo de Mostra “é uma valorização do património cultural e gastronómico de Portugal”.
Luís Narciso, representante da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e as Chef Irene Pimenta e Sandra Valente também fizeram parte do júri.

Premiados 

1º Prémio - categoria Profissional - Pastelaria Bonanza - Pudim de Feijão
2º Prémio - categoria Profissional – O Pial – Delícia Frutada
1º Prémio - categoria Amador – Cláudia Fernandes - Tecolameco
2º Prémio - categoria Amador - Rui Conceição - Morgado do Bussaco
3º Prémio - categoria Amador - Saida Boudarballa - Floresta Negra
Categoria Extra desta Edição - "Doce de Natal" – Bolo Rei - Pastelaria Bonanza

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze