Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

31 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA POUPANÇA

Poupanca 1 1024 2500
2019/10/09

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor do Barreiro informa:

Todos sabemos que poupar não é tarefa fácil.
Também sabemos que a dinâmica da sociedade de consumo em que vivemos, é de contribuir para as familias esgotarem o seu orçamento mensal, sem terem a oportunidade de amealharem uma parte do seu rendimento.
Todavia, a vida prega-nos partidas, na sua maioria inesperadas, motivo pelo qual é importante assegurar um fundo de emergência. Convém ter algum dinheiro poupado numa situação imprevisivel, como uma doença, um acidente de automóvel, um problema em casa ou até mesmo o desemprego.
O ideal seria termos um fundo suficiente que garantisse o pagamento das nossas despesas durante um período de 3 a 6 meses.
Se acha que o dinheiro foi feito para se gastar, deverá entender que o dinheiro também foi feito para se poupar. São vários os motivos e todos eles para nosso beneficio, quer pessoal quer financeiro.
Durante os meses de outubro, novembro e dezembro, o CIAC fornecerá algumas ideias que o/a levará a começar a poupar já hoje.
Comecemos com a poupança de TEMPO.
Nesta vida agitada dizemos e ouvimos com bastante frequência:”não tenho tempo”!
Será da falta de organização e gestão pessoal? Será porque somos facimente distraidos ou porque temos pessoas ou compromissos nas nossas vidas que nos absorvem o tempo….
O tempo é sem dúvida um bem precioso. Então vamos dar-lhe o valor devido e economizar no nosso quotidiano:
1 – Todos os dias comece por se levanter 10 ou 15 minutos mais cedo. De início pode custar, mas os beneficios são imensos, que depressa se tornarão um hábito ao invez de um sacrificio. Como alternativa, adiante esses minutos ao seu relógio.
2 – No fim-de-semana recorra aos serviços de meteorologia para ter uma ideia da previsão do tempo atmosférico e planeie o que vai vestrir durante a semana seguinte. Organize num único cabide cada visual, para ter tudo à mão, até mesmo os acessórios.
3 – Antes de se deitar, deixe tudo preparado para o pequeno almoço. Ponha sobre a mesa os pratos, as canecas, copos, cereais, pão, fruta, compota. As suas manhãs agradecem!
4 – No fim- de-semana ou no início de cada semana, planeie as refeições de cada dia. Compre de uma só vez, tudo o que necessita para esses menus.
5 – Evite paragens diárias nos supermercados. Faça as compras uma vez por semana. O mesmo aplica-se ao pão. Compre nas quantidades que consome e congele.
6 – Sempre que puder cozinhe a mais, aproveitando esses alimentos para confecionar as refeições do ou dos dias seguintes.
7 – Em vez de perder imenso tempo a esfregar os tachos e as panelas do jantar, deixe-as de molho durante a noite. No dia seguinte será mais fácil lavá-los.
8 – Aproveite ao máximo as potencialidades das máquinas de lavar e secar, microondas, batedeira elétrica…ponha os eletrodomésticos a trabalhar para si.
9 – Mantenha a casa o mais organizada possivel, certificando-se que todos saibam o lugar de cada coisa. Desta forma ninguém perde tempo à procura de nada. Divida as tarefas diárias entre todos, incluindo as crianças. Nada custa quando todos ajudam e, mais tempo sobre para a família!
10 – Lave os dentes enquanto estiver no duche.
11 – Deixe o cabelo secar naturalmente enquanto toma o pequeno almoço ou faz outra coisa. Passará menos tempo debaixo do secador.
12 – Estenda a roupa mal acabe de lavar, evitando que se enrodilhe e poupando-lhe tempo no hora de passar a ferro.
13 – Aderir ao homebanking tem as suas vantagens. Evita visitas desnecessárias ao banco. No início da semana, levante uma quantia de dinheiro suficiente para a semana. Como alternativa, tenha em casa, uma caixinha com dinheiro para as emergências, evitando uma corrida à caixa multibanco à meia noite ou às sete da manhã.
14 – Guarde e trate ao longo do ano de todos os documentos necessários para o IRS. Quando chegar a altura de o entregar, já tem tudo organizado.
15 – Pagar as contas por débito direto evita deslocações e tempo perdido nas filas do banco ou dos vários serviços.
16 – Crie rotinas, que podem ser diárias ou semanais. Por exemplo à segunda feira fazer as compras, ao sábado tratar da roupa. Concentrar as tarefas rotineiras num só bloco poupa-nos tempo a longo prazo.
17 – No caso de existir crianças, estabelecer um horário fixo para se deitarem. Para além de ser saudável, libertará algum tempo para os seus serões.
18 – Otimize os tempos de espera ( nos consultórios, nas filas nos transportes,…) para organizar a agenda, fazer telefonemas ou adiantar trabalho.
19 – Tenha uma agenda e utilize-a para organizar eficientemente cada dia.
20 – Quando tiver de sair para tartar de um assunto, não vá só por um, junte-lhe outros. Por exemplo vai ao supermercado, aproveite e passe pela lavandaria e pelos correios.
21 – Se tem um cão, aproveite quando o levar à rua para fazer uma caminhada ou um pouco de jogging.
22 – Não tente estar em todo o lado nem fazer tudo o que lhe pedem. Quando não lhe for possivel diga de forma educada e simples que “não”.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze