1 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DA ÁGUA | “Cada Gota Conta”

Logotipo cada gota conta 1 1024 2500
2019/10/01

O Município do Barreiro assinala o dia 1 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DA ÁGUA, dando a conhecer as mais relevantes iniciativas em curso no Concelho no âmbito da boa gestão deste precioso recurso.

Ao nível da gestão municipal: Sob a designação “Cada Gota Conta – Gestão de Perdas no sistema de Abastecimento de Água do Município do Barreiro” está a decorrer uma operação cofinanciada por fundos comunitários europeus (do PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS – POSEUR).

Essa operação, já em curso, tem como objetivo específico a redução de perdas do sistema municipal de abastecimento de água, impulsionando também a otimização da gestão global do recurso, dos serviços municipais responsáveis, e ainda contribuindo para incentivar o tão necessário enfoque na gestão otimizada dos recursos naturais e dos produtos e resíduos resultado da nossa atividade.

Consulte aqui informação acerca da operação.

Nas escolas: como complemento à operação municipal, ao longo deste ano letivo, a Câmara Municipal do Barreiro promove uma ação junto da comunidade escolar (1º ciclo) com a mesma designação: “Cada Gota Conta “.

Aprender a preservar o recurso mais precioso que temos – a água, única e pura, é o seu objetivo.

As turmas que aderirem, em conjunto com a CMB, irão aprender a analisar o consumo de água da escola em que estão inseridos, com o objetivo de o reduzirem. Pretende-se que através do conhecimento prático a comunidade escolar preste atenção à necessidade de poupança da água e dos recursos em geral.
Inicialmente, é realizado um trabalho prévio: faz-se a caracterização da escola, do uso da água, dos órgãos sanitários e avalia-se o atual registo do consumo de água. A Autarquia promoverá uma reunião inicial, em todas as escolas envolvidas, para explicação do processo.
Durante o ano, os alunos irão registar o consumo mensal de água e avaliar o resultado de eventuais medidas que eles próprios (com o apoio dos técnicos municipais) considerem que deverão ser as adequadas. As escolas irão reportar, trimestralmente, os registos efetuados e a CMB devolverá a sua análise e sugestões de propostas de melhoria.
Pretende-se que o trabalho tenha continuidade para o próximo ano letivo, e que já este ano os resultados obtidos sejam apresentados pelas escolas e pelo Município na Feira Pedagógica anual (que decorre no final do mês de maio).
Também de salientar, está em curso no Concelho o Projeto “ECH2O-ÁGUA” que visa a capacitação dos utilizadores na adoção de práticas de consumo responsável e uso mais eficiente da água, em ambiente escolar, residencial e profissional. Até março de 2020, a APRH- Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, com o apoio do Município do Barreiro e em parceria com diversas instituições, irá mobilizar ‘Comunidades Experimentais’ que vão testar dispositivos de redução de caudal em torneiras e chuveiros. Através da análise da evolução mensal dos valores consumidos, será calculada a respetiva Pegada Hídrica.
No Barreiro as comunidades experimentais são: a Escola Secundária de Santo André e o Centro de dia Padre Abílio Mendes. Mais informação aqui.

“Não nos podemos esquecer,
hoje e sempre, especialmente no atual quadro de alterações climáticas “Cada Gota Conta”!”.

outdoor_8x3m_candidatura_perdas_leve