Candidatura “Cada Gota Conta” possibilitará reabilitação da Rede de Abastecimento de Água do Concelho | Obra arranca no final de 2019

Logotipo cada gota conta 1 1024 2500
2019/08/29

O Município do Barreiro tem vindo a implementar o Plano de Gestão de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, exclusivamente com financiamento próprio. Contudo, brevemente, a Autarquia contará com financiamento comunitário, uma vez que em agosto, foi aprovada a candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), designada “Cada Gota Conta – Gestão de Perdas no sistema de Abastecimento de Água do Município do Barreiro”, que inclui duas empreitadas – uma para reabilitação de condutas e outra para aumentar a sectorização/controle da rede. O lançamento das empreitadas far-se-á de imediato. O início da obra de reabilitação está previsto para final de 2019.
O Programa de combate às perdas de água vai já na segunda fase. A rede de água está muito envelhecida e está prevista a substituição de 1,3 Km de condutas.

De acordo com o Vereador João Pintassilgo, responsável pela área das águas e saneamento, “estamos com um conjunto de perdas de águas reais de cerca de 14% e temos o objetivo de diminuir para 10%, considerado para este tipo de redes como um valor ideal. Combater o envelhecimento da rede é um dos principais objetivos. Na opinião do Vereador esta é uma candidatura “relevante por ser a primeira com financiamento comunitário para apoio à reabilitação da rede de abastecimento de água”.

De referir que o investimento total é de 486.000,00€, com elegível financiado a 40% pela União Europeia, sendo o restante suportado pelo município. Tem como objetivo reduzir em 9,5% as perdas de água por ramal (atualmente são 110 e temos como objetivo atingir os 100 litros por ramal e por dia, já em 2022; 100l/ramal.dia é um valor considerado como BOM pela Entidade Reguladora dos Serviços – ERSAR).
Prevê a substituição de condutas, numa extensão de 1.270 metros, no Lavradio, numa zona com elevadas perdas e roturas; a conclusão da implementação das zonas de medição e controlo (até ao momento estão construídas 14, com a candidatura estão previstas mais 9 – o que vai permitir um controlo da rede mais acurado – obras a realizar em vários locais do concelho); implementação de aplicação informática para quantificar, analisar e monitorizar em tempo real as perdas de água – adquirido recentemente e em pleno funcionamento; e a aquisição de equipamentos para localizar no terreno perdas (ainda) não visíveis à superfície.

POSEUR_logoFEE