NAVEGANTE Família – não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!

Tcb 9840   002  1 1024 2500
2019/08/20

O passe NAVEGANTE Família pode ser requerido no Espaço Mobilidade (no Forum Barreiro) e nos restantes postos de atendimento dos operadores de serviço público de transporte regular de passageiros indicados no website da Área Metropolitana de Lisboa ou em Portal VIVA.
Para tal, o Requerente Responsável deve preencher o Requerimento de Acesso (disponível nos balcões dos operadores de transporte indicados, e em www.aml.pt /passe-palavra e www.portalviva.pt) e entregá-lo, acompanhado da documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar, nos Pontos de Requisição dos operadores de transporte. A documentação a entregar pode variar com as características de cada agregado familiar.

Após o pedido, a ativação do NAVEGANTE Família pode demorar até 10 dias, estando sujeita à verificação do cumprimento das condições de acesso. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje! Informe-se já sobre os documentos necessários para a situação do seu agregado familiar, ligando para a linha telefónica de apoio criada para o efeito - 210 118 218.
Recorda-se que podem beneficiar do NAVEGANTE Família os membros do agregado familiar com o mesmo domicílio fiscal situado num dos 18 municípios da AML.

Para efeitos de acesso ao Passe NAVEGANTE Família, considera-se que integram o mesmo agregado familiar o Requerente Responsável e seus ascendentes, descendentes e afins (cônjuge ou pessoa em união de facto, avô, avó, pai, mãe, sogro, sogra, filhos, netos, adotados e tutelados).
É ainda obrigatório que todos os membros do agregado familiar que pretendam usufruir deste benefício (Requerente Responsável e os outros beneficiários) sejam titulares do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado e com foto).
Recorda-se que o Navegante Família é um novo título de transporte criado pela AML e que permite que três ou mais elementos do mesmo agregado familiar possam beneficiar de um dos seguintes passes:

- Navegante Metropolitano Família – 80€
- Navegante Municipal Família – 60€
Caso não esteja abrangido pelas condições de acesso ao passe NAVEGANTE Família, e pretenda ser utilizador frequente de transporte público, pode adquirir um dos seguintes passes:
- NAVEGANTE Metropolitano – 40€
- NAVEGANTE +65 – 20€ [destinado a maiores de 65 anos, reformados e pensionistas (no caso dos reformados e pensionistas serão considerados os rendimentos mensais do agregado familiar que terá de ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional)]
- NAVEGANTE 12 – gratuito até ao mês em que a criança completa 13 anos
(Todos de abrangência metropolitana, ou seja, permitem a utilização de todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa – Alcochete, Almada, Amadora Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira)
- NAVEGANTE Municipal – 30€
(De abrangência municipal, ou seja, permitem a utilização de qualquer serviço de transporte público regular de passageiros, dentro do limite geográfico de 1 dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa)
Para tal, deve adquirir o Cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto). O pedido pode ser efetuado presencialmente ao balcão de um dos operadores serviço de transporte público regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, ou online em www.portalviva.pt . Tem um custo de 7€ e demora aproximadamente 10 dias a ser emitido.
Assim, que tenha na sua posse o Cartão Lisboa VIVA, basta carregar um dos passes NAVEGANTE em qualquer posto de atendimento dos operadores de transporte, máquinas de carregamento automático, Portal VIVA ou MULTIBANCO - no menu pagamentos e outros serviços. (o Multibanco não carrega o Passe Família)
O NAVEGANTE é um passe mensal fixo, ou seja, válido do primeiro ao último dia do mês para o qual é adquirido.
A atualização da informação poderá ser acompanhada em www.aml.pt/passe-palavra