Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste ao serviço do Barreiro há 125 anos

Bvss 1 1024 2500
2019/08/05

Fundada em 23 de julho de 1894 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste comemorou este ano 125 anos de existência, com um vasto programa de celebrações que incluiu, pela primeira vez, uma cerimónia pública no Largo do Mercado 1º de Maio com desfile apeado e motorizado, no dia 20 de julho. Levar os bombeiros para a rua, noutro contexto, que não o de socorro, para que os soldados da paz possam ser homenageados pelo público ao qual prestam serviço foi um dos objetivos.

A cerimónia protocolar decorreu no quartel-sede da corporação no dia 28 de julho e contou com um vasto leque de entidades oficiais dos quais se destaca a presença do Ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita e do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Frederico Rosa.

Conterrâneo da terra e muito ligado desde sempre às Associações de Bombeiros locais, Eduardo Cabrita enalteceu o profissionalismo e abnegação dos soldados da paz barreirenses. “Uma corporação que sempre percebeu que os bombeiros são muito mais que o combate aos incêndios florestais. São profissionais preparados para responder a riscos industriais, a riscos químicos desta cidade que no século XX foi o maior polo industrial do país, a riscos urbanos de uma das cidades com uma maior densidade populacional, a riscos fluviais e marítimos numa zona onde às vezes o Tejo era e é traiçoeiro”. Para o Ministro “os bombeiros do Barreiro compreenderam, ao longo da sua história, a dimensão múltipla das respostas que têm de dar e tiveram sempre à altura dessa resposta”.

A existência de equipas de intervenção permanente com caráter profissional nas duas corporações locais foi sublinhada pelo MAI que elogiou a criação de mais de 160 equipas nos últimos 2 anos. Também as boas relações entre autarquia e corporações foram elogiadas pelo governante por defender que ambos “são parceiros ativos nestes grandes desafios nacionais de garantir, também nesta matéria, que Portugal é um país seguro, é um país que tem bombeiros e uma estrutura de proteção civil em que os portugueses podem confiar”.

O espírito de família patente nos bombeiros foi sublinhado pelo Presidente da CMB, Frederico Rosa que confessou ser de forma emocionada que assistiu na cerimónia à entrega do capacete e do machado aos novos bombeiros que finalizaram o curso e foram recebidos por familiares e amigos. “A emoção e as lágrimas com que eram cumprimentados fica-me na memória e no coração e é isto que deve determinar a ação que queremos seguir”. Momento marcante da noite também para o edil foi a entrega simbólica das chaves do quartel pelo Presidente da Associação de Bombeiros, Eduardo Correia, durante o seu discurso, ao Município.

Na opinião do edil “celebrar 125 anos de história é celebrar muitos pequenos passos para atingir algo em grande, que é simplesmente olharmos para hoje, para estes homens e mulheres e perceber que a responsabilidade destes 125 anos está bem entregue, pelo que podemos no futuro continuar a demonstrar capacidade ao serviço do Barreiro, de Setúbal e de Portugal. Neste momento onde o trabalho é mais escrutinado o país tem no Barreiro duas corporações que mostram de forma incessante a sua capacidade”, elogiou. “Sei que os fogos vos colocam a todos na televisão mas quero agradecer-vos por aquilo que fazem todo o ano ao serviço dos barreirenses. Sobretudo quando se trata de aberturas de porta com socorro. Isto simboliza muito mais do que uma mera ação. Simboliza alguém que numa selva urbana se encontra isolado dentro de sua casa e é com o vosso esforço que muitas vezes conseguem ver um novo dia”.

No âmbito do aniversário foi ainda realizado um concerto solidário da Banda ECLIPS - Remember Pink Floyd, no dia 26, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, cuja verba reverteu para os bombeiros.