Barreiro festejou 35 anos de Cidade

Bolo de aniversario  2  1 1024 2500
2019/07/02

No dia 28 de junho, o Barreiro comemorou, em festa, 35 anos de elevação de vila a cidade. A cerimónia “Barreiro Reconhecido”, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, foi o ponto alto do programa. Este ano, o Município do Barreiro atribuiu os seguintes galardões “Barreiro Reconhecido”: a António Cordeiro (Cultura, Desporto, Educação e Ciência), a Francisco Barrenho (Associativismo, Intervenção Social e Multiculturalidade); Margarida Feio (Luta pela Liberdade, Democracia e Cidadania) e à empresa “Mafraria” (Trabalho e Desenvolvimento Económico). Foi, igualmente, condecorado o bombeiro António Manuel dos Reis, Oficial Bombeiro Superior, dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação - 40 anos.

bolo_2
As comemorações do Dia da Cidade realizaram-se, segundo o Presidente do Município do Barreiro, Frederico Rosa, com a “concretização de alguns sonhos que há muito ambicionávamos”: com a saída dos primeiros autocarros dos TCB movidos a gás, com a inauguração do Moinho Pequeno e com a realização da 1º edição do festival de Jazz no Parque.
Frederico Rosa destacou a importância da Cerimónia “Barreiro Reconhecido”. “Reconhecemos aqui gente que fez também da sua vida o elevar da nossa cidade. Na diferença das áreas de atuação, na diferença de opiniões, na diferença que a todos enriquece. O contributo para todos os barreirenses e para o Barreiro é o fim a que todos devemos aspirar e quem hoje é aqui homenageado conseguiu. Olhamos para o futuro, honrando o nosso passado. Acolhemos o presente, com a responsabilidade que a memória nos obriga. Celebramos o vosso contributo para que possam inspirar mais barreirenses a elevar o nome do Barreiro”.
Sublinhou o exemplo de Margarida Feio, “primeira mulher autarca a presidir a uma Junta de Freguesia no Concelho. Este feito não foi alcançado por ser mulher, antes por ter visto a sua competência reconhecida pela população, mostrando que a aptidão para a função não pode ser definida por género, ideologia, credo, etnia, ou orientação sexual. Um ensinamento que é hoje cada vez mais presente e fundamental levarmos a todos. Obrigado Margarida Feio!”
Definiu Francisco Barrenho como um “homem ao serviço do seu clube de sempre, o Futebol Clube Barreirense. Um símbolo para centenas pessoas que com ele conviveram e trabalharam”… “Um homem amigo que tudo dava para que nunca faltasse nada a ninguém. Dava o mais nobre que se pode dar, o seu coração. Obrigado Francisco Barrenho!”
Frederico Rosa caraterizou a “Mafraria”, como uma “empresa que tem feito da qualidade dos seus produtos e do seu serviço, uma imagem de marca no Concelho”… “A todos os que fazem desta empresa uma referência no Barreiro, no seu setor, agradeço na pessoa do seu gerente, Paulo Oliveira. A face de um projeto que tem sido muito distintivo para o nosso Concelho”.
Elogiou o trabalho do ator António Cordeiro que “tantas foram as vezes que sem querer, nos fez companhia nas nossas casas, com os seus diversos trabalhos”… “Mais do que as palavras, importa as ações e o reconhecimento que mereces, por seres um de nós, tu que na tua arte foste ímpar e tu que nunca escondeste a tua satisfação e orgulho por seres do Barreiro. És dos nossos e não podemos falhar nesta altura de reconhecer, olhos nos olhos: Obrigado António!”.
De referir que a cerimónia iniciou com a atuação do Quinteto Sine Nomine, formado a partir de um núcleo de instrumentistas da Escola Profissional de Música de Almada e do Conservatório Nacional.

Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho

hastear

De manhã, teve lugar o tradicional Hastear Solene das Bandeiras nos Paços do Concelho.
“Neste dia devemos lembrar todos aqueles que ajudaram o Barreiro a ser o que é hoje”, sublinhou o Presidente da CMB, Frederico Rosa.
O Barreiro tem para o Presidente “um grande percurso pela frente, mas tem um grande passado atrás. Não nos podemos esquecer todos sem exceção que nos ajudaram a chegar onde estamos, a ter relevância que temos hoje, mas também que nos responsabiliza para fazer o percurso ainda mais ambicioso para chegar a ser uma cidade ainda mais relevante e de voltar a ser uma cidade vibrante e cheia de juventude”.
Focando-se nas novas gerações, o edil considera que “é importante que os jovens sintam que ser do Barreiro, é uma coisa especial. Ser do Barreiro não só quem nasceu cá, mas todas as pessoas que vieram de todo o País, que aqui encontram lugar para fazer a sua vida, constituíram família e fizeram as suas raízes.”
O Hastear foi acompanhado ao som dos clarinetes de três elementos da fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública
Este momento solene finalizou com a atuação dos jovens do Penalvense Rock Music School, do Grupo Recreativo União Penalvense, um projeto da responsabilidade do coordenador Musical Pedro Araújo e do Presidente Manuel Batista.

Entrega de medalhas e convívio com trabalhadores

Centenas de trabalhadores das autarquias do Barreiro e TCB participaram no Jantar de confraternização e entrega de Medalhas aos trabalhadores com 15, 25, 35 e 45 anos de serviço, na noite de 27 de junho.

XIII Torneio de Futebol pela Água

Inserido nas Comemorações do Dia da Cidade, este torneio decorreu durante os meses de maio e junho, no campo de jogos do Beira-Mar, no Lavradio, e contou com a participação de 9 equipas, 1 feminina e 8 masculinas, da Câmara Municipal do Barreiro e Transportes Colectivos do Barreiro. A entrega dos troféus decorreu no jantar com os trabalhadores. Ficou em primeiro lugar a equipa da “Divisão Comercial”.

Consulte + Fotos aqui.

Consulte as biografias aqui.