Novos autocarros começam a servir o Barreiro a 28 de junho | No Dia da Cidade, Feriado Municipal

Tcb 9842  1 1024 2500
2019/06/27

O processo de renovação de frota dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) irá começar a materializar-se a 28 de junho próximo, Dia da Cidade – Feriado Municipal, com a entrada ao serviço de seis novos autocarros movidos a gás natural.

Estas viaturas, conforme sublinhou o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, irão estar afetas às carreiras 4 e 8, permitindo, desde já, melhorar a sua fiabilidade e mitigar os efeitos de poluição atmosférica, com menores emissões de partículas e níveis de ruído significativamente inferiores”. “A renovação de frota será total, com a substituição de 60 autocarros, ocorrendo faseadamente nesta etapa inicial, face às limitações no abastecimento destas viaturas, uma vez que ainda não se encontra concluído o licenciamento do posto de combustível de gás natural, em construção nos TCB, e a ausência de alternativas na margem sul do Tejo”, referiu, ainda, João Pintassilgo.

Considerando os atuais condicionalismos do abastecimento de combustível, os TCB optaram pelas carreiras que, pelo seu traçado e horário, melhor se adaptam. A nº 4 permite a ligação rápida entre o centro da Cidade Sol e o Terminal Rodo-Ferro-Fluvial do Barreiro, via Estrada Municipal 510, Rua Capitães de Abril, Av. Escola de Fuzileiros Navais e Av. da Liberdade, com um tempo de trajeto de 25 minutos aproximadamente. A nº 8 permite a ligação rápida entre a Quinta da Várzea e o Terminal Rodo-Ferro-Fluvial do Barreiro, via estrada da Amizade, Av. Mestre Manuel dos Santos Cabanas, Av. Do Bocage e Av. da Liberdade, com um tempo de trajeto de 20 minutos aproximadamente.

Estas linhas irão beneficiar de uma maior fiabilidade, com maior conforto proporcionado por estas novas viaturas, com capacidade de transporte de pessoas com mobilidade condicionada e de carrinhos de bebé abertos.

Nesta primeira fase os TCB irão proceder à substituição da frota, mantendo a oferta em vigor, garantido melhores índices de fiabilidade e conforto, e, numa segunda fase, com a admissão de novos motoristas proceder-se-á ao reforço da oferta de transporte público proporcionada pelos Transportes Colectivos aos barreirenses, em particular, e a todos os utentes que aos TCB recorram, em geral.

tcb_9840_
tcb1