Eleição de “Prato Regional do Barreiro” e utilização de bivalves são novidade este ano

Cartaz concurso gastronomia generico 1 1024 2500
2019/06/04

Com o principal objetivo de promover e divulgar a Gastronomia Ribeirinha do Concelho, está de volta o Concurso de Gastronomia Ribeirinha, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro.

Na sua 21º Edição, o Concurso decorre entre os dias 3 e 11 de junho, tendo na sua base o uso de produtos originários ou característicos dos rios Tejo e Coina, com destaque, este ano, para a utilização de um bivalve e para a eleição, pela primeira vez daquele que ficará definido como o “Prato Regional do Barreiro”. Inovação destacada pelo Vereador Rui Braga, responsável pelo Gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo: “este é um Concurso importante para dinamizar e dar a conhecer os restaurantes do nosso Concelho. Resolvemos inovar este ano e todos os pratos terão que ser confecionados com, pelo menos, um bivalve. Esperamos encontrar muita originalidade e um prato que simbolize a nossa cidade”, sublinhou.
Com uma década de história, esta iniciativa visa dinamizar a restauração local, bem como a melhoria da oferta turística do Barreiro, impulsionando a Gastronomia como Património Cultural e Produto Turístico. A Concurso estão os seguintes restaurantes com os respetivos pratos:

cartaz_restaurantes_concurso

Os pratos a concurso serão apreciados e pontuados por um júri constituído por representantes da CMB, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa – ERT-RL, da Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal – AHRESP, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal – CVRPS, e uma individualidade consagrada na área da Gastronomia. Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados.