Festival LEI envolve comunidade educativa do Barreiro

Lei 1 1024 2500
2019/05/21

O Festival LEI - Literatura, Educação e Ilustração – esgotou, a 17 de maio, o auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, para uma noite divertida e muito participada pelo público.
O Presidente da CMB, Frederico Rosa, e a Vereadora Sara Ferreira agradeceram o empenho de professores e alunos pelos trabalhos realizados sobre a História do Barreiro, nos quais é valorizada a Língua Portuguesa.
Frederico Rosa congratulou-se em ver o auditório da Biblioteca cheio para um evento “importante e que envolve muita gente”.
Segundo o edil, “muitas vezes pensamos em fazer obra nas escolas e esquecemos o que é mais importante – a educação”.
A Vereadora Sara Ferreira explicou que o Festival se insere no Projeto Educativo Municipal de Prevenção e de Redução do Abandono Escolar do Município do Barreiro.
Ao longo da noite, realizou-se uma mostra de Livros e Micro Workshop, “Casa Nic & Inês, muito participado pelo público.
A professora Rita Alves apresentou os trabalhos dos alunos da Escola Básica da Telha Nova e Jardim de Infância da Urbanização do Casal Barbeiro “Uma Escola Sem Muros”.

A boa disposição de Jorge Serafim nos Contos ao Serão encerrou, da melhor maneira, o Festival que terá mais duas edições.
O “LEI”, refira-se, pretende articular as áreas de atuação: Literatura, Educação e Ilustração. É promovido pelo Município do Barreiro para apoiar e desenvolver o gosto das diferentes comunidades educativas pela fruição da leitura, bem como na melhoria dos resultados escolares, sobretudo ao nível do português.

O “LEI” responderá também à necessidade de valorizar e sensibilizar a sua população para a preservação da sua História e Cultura, nomeadamente apresentada pelo património oral.

Estafeta de Contos nas escolas
Alunos das Escolas Básicas de Santo António da Charneca, da Vila Chã e da Quinta Nova da Telha participaram na manhã de 17 de maio, na Estafeta de Contos, inserida no Festival LEI.

Na Escola Básica de Santo António, os alunos realizaram uma apresentação dos trabalhos sobre o Coreto da freguesia. Foram, também, desafiados a sugerir às personagens imaginárias, João e Maria, uma visita guiada pelos locais históricos mais importantes da zona.

Na Escola Básica Vila Chã, depois de ter sido projetada a apresentação da escola anterior, os alunos mostraram um livro realizado por eles, que se baseava em contar a vida difícil de um trabalhador da CUF, para em seguida, outro grupo contar a vida e a obra de Alfredo da Silva.

Por último, na Escola Básica Quinta Nova da Telha foram mostradas as filmagens das apresentações anteriores, para depois apresentarem o livro “Eu Sou, Tu És”, no qual foram reunidas as vinte personalidades diferentes de todos os alunos da turma, através de entrevistas.