Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa ausculta necessidades de empresários barreirenses

Seama3 1 1024 2500
2019/05/03

No dia 2 de maio, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) recebeu a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa (SEAMA), Luís Goes Pinheiro, nos Paços do Concelho, para uma reunião com empresários do Concelho do Barreiro, para auscultação de oportunidades de melhoria e para recolha de contributos que possam vir a integrar o Programa SIMPLEX+2019.

A modernização administrativa que a Autarquia tem levado a cabo, no último ano, na qual já foram investidos mais de meio milhão de euros, foi focada pelo Vereador da CMB, Rui Braga, que enalteceu a rápida capacidade de resposta que os serviços vão ganhar graças a esta modernização interna que consiste numa aposta em informatização e digitalização.

Neste âmbito, Rui Braga sublinhou ainda a mais valia da implementação da aplicação Aqui Barreiro, por permitir aproximar munícipes e Autarquia. “A curva de crescimento da APP vai passar pelo tecido empresarial do Barreiro. É importante que esta comunicação possa passar para os empresários que aqui têm a sua atividade para expor produtos, comunicar, fazer campanhas ou perceber o que se está a passar na cidade. É uma ferramenta, que embora recente, já revela um enorme potencial que pode aumentar, ainda mais, sendo amadurecida com as ideias e contributos de todos”, elogiou.

Para Frederico Rosa, Presidente da CMB, “o Estado e as Câmaras Municipais são máquinas burocráticas muito grandes e é na modernização e no encurtar das distâncias do processo de decisão que está grande parte da eficiência que se pode ganhar”. Para o edil nem sempre se encontra quem esteja disponível para ouvir, caraterística que marca o SEAMA, Luís Goes Pinheiro, por fazer disso a sua missão. “Ouvir para saber em que processo pode o Estado ajudar”.

Segundo explicou Luís Goes Pinheiro, o grande veículo da modernização administrativa têm sido os vários Programas Simplex, ao longo dos anos, num total de 1678 medidas que já fizeram parte dessas nove edições. “A principal razão pela qual sugeri vir ao Concelho do Barreiro, tem exatamente a ver com isso, com um momento de construção do novo Programa Simplex para 2019, que se pretende que tenha fatores de novidade e alguns novos eixos que podem de alguma forma apontar sobre qual o melhor caminho da modernidade administrativa para o futuro. Desde a primeira hora, encontrei no Barreiro uma vontade muito grande e uma experiência demonstrada na preocupação permanente em construir novos instrumentos que permitam às empresas e cidadãos do Barreiro exercer a sua atividade ou a sua vida de forma mais simples e mais competitiva”, sublinhou.