Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Comemorações do 45º Aniversário do 25 de Abril no Barreiro

24abril barreiro 2019 67  2  1 1024 2500
2019/04/26

O Parque da Cidade voltou a “assistir” às comemorações do 25 de Abril no Barreiro. No 45º Aniversário da “Revolução”, destacaram-se, na noite de 24, a realização do Desfile da Liberdade, com início na Avenida de Santa Maria e desfecho no Parque da Cidade, onde estava agendada a atuação de David Fonseca, num animado e participado concerto, com tréguas da chuva. 

Ao palco, para celebrar Abril, a Liberdade e a Democracia, subiram os presidentes da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Frederico Rosa, e da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes Batista, o Vice-Presidente, João Pintassilgo, os vereadores Sofia Martins, Paulo André Fernandes, Sara Ferreira, José Paulo Rodrigues, Rui Lopo, Rui Braga e Pedro Estrela, e os presidentes das uniões das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Carlos Raposinho, Barreiro e Lavradio, Gabriela Guerreiro, Palhais e Coina, Naciolinda Silvestre, e da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, Isabel Ferreira. 

«Não somos um Concelho qualquer. Somos o Barreiro e temos muito orgulho em ser do Barreiro! (...)

E para este orgulho muito contribuíram diversos barreirenses que lutaram e deram a cara para que a liberdade aqui chegasse. Que lutaram com o que tinham e fizeram da força das suas convicções a sua maior arma», sublinhou o Presidente da CMB no seu discurso.

Se há um ano dizia, aqui, que temos todos de combater o flagelo da violência doméstica, hoje, apesar de já termos criado no nosso Concelho um Gabinete de Atendimento à Vítima, que salva vidas a cada dia que passa, este problema está longe de ser resolvido! E a responsabilidade é de todos”, lembrou Frederico Rosa.

O Presidente salientou, ainda: “Precisamos de criar condições para que os nosso filhos não tenham que sair da nossa cidade em busca de emprego, de habitação e de qualidade de vida”.

 

Desfile da Liberdade 

Centenas de pessoas participaram no tradicional Desfile da Liberdade.

Ao longo do percurso, eleitos da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal caraterizaram o simbolismo da Revolução: 

Presidente da CMB, Frederico Rosa: “O Barreiro tem uma grande história de luta antifascista. Vale sempre a pena celebrar os valores do 25 de Abril que afirmamos hoje, mas que temos de os praticar o ano todo e temos de ensinar a sua importância às novas gerações”.    

Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes: “A Constituição garante e tu constróis. Homens e mulheres lutaram para que hoje pudéssemos ter Liberdade. Quem hoje tem Liberdade tem de fazer algo pela sociedade”. 

Vereadora Sofia Martins: “O 25 de Abril representa a Liberdade, a conquista do povo, representa um tributo a todos aqueles que durante 48 anos sofreram a repressão do Estado Novo”. 

Vice-Presidente João Pintassilgo: “Faz-me recuar 45 anos e revivo o ambiente dessa altura. Há que ter a noção do que se passou para não voltarmos a repetir o que se passou no passado. Há que respeitar a opinião de todos”. 

Vereadora Sara Ferreira: “É um dia que celebramos as mulheres em igualdade de género. Uma das grandes conquistas de Abril foi dar direitos às mulheres e garantir que temos uma sociedade igual e mais justa”. 

Vereador José Paulo Rodrigues: “Significa tudo aquilo que nos traz um sentimento de Liberdade, Fraternidade e os 3 D’s da Democracia, da Descolonização e do Desenvolvimento”. 

Vereador Rui Lopo: “Fico contente por no Barreiro haver uma manifestação efusiva deste dia e que permita a que pessoas que nunca foram à manifestação do 25 de Abril possam estar presentes neste desfile”.   

Vereador Rui Braga: “Hoje podemos discutir ideias, debater, ter um futuro participado e isso devemos a muitos homens e mulheres que lutaram para que pudéssemos chegar aqui. Temos de celebrar sempre com respeito e emoção”. 

Vereador Pedro Estrela: “Homenageamos todos aqueles que lutaram pelos valores da Liberdade, da Democracia e respeitaram os direitos do povo português”. 

Recorde-se que amanhã, sábado, dia 27, terá lugar uma Sessão Solene Evocativa do 25 de Abril, promovida pela Assembleia Municipal do Barreiro. O evento, pelas 17h00, no Mercado Municipal 1º de Maio, contará com um momento musical protagonizado pela Escola de Jazz do Barreiro.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze