Dia do Beijo | 13 de abril | CIAC

Ciac logo 390x200 2 1 1024 2500
2019/04/09

A 13 de abril assinala-se o DIA DO BEIJO.

O beijo é uma demonstração de afeto, de respeito, de carinho e de amor entre as pessoas.

O beijo é o termómetro de uma relação. É algo que faz parte da história da humanidade e há vários relatos sobre ele ao longo do tempo.

Mas o beijo pode representar mais do que somente afeto, como é o caso do beijo que Judas deu no rosto de Jesus, marcando a sua traição.

O beijo na mão significa uma maneira respeitosa de saudação a uma autoridade religiosa ou a uma senhora. No passado era muito cultivado este hábito que representava uma expressão de respeito e até veneração.

Na Igreja católica continua o hábito de beijar a mão de um bispo, ou melhor, o anel símbolo de sua autoridade eclesiástica. Porém quando a autoridade religiosa for o Papa tem de ser feita, ainda, a genuflexão, que é flexionar um dos joelhos, para então beijar o anel, quando o Papa estiver sentado. Quando o Papa estiver de pé somente é necessário fazer uma grande curvatura até chegar ao anel.

Independentemente da cultura, da tradição, da religião de cada povo, eis uma mão cheia de boas razões para beijar:

1 – Queima calorias - Beijar acaba por ser um exercício físico e faz perder algumas calorias. Um simples beijo de um minuto pode queimar duas a cinco calorias.

2 – Destressante – O beijo baixa o nível de cortisol no organismo que é responsável pelo stress e aumenta os níveis de oxitocina e dopamina, que provoca felicidade e prazer.

3 – Exercitar os músculos da face - Alguns beijos põem em funcionamento cerca de 30 músculos da face. Uma boa técnica antienvelhecimento (?).

4 – Beijar é racional – O beijo ativa os sentidos, como o olfato, o paladar e o tato. As terminações nervosas presentes nos lábios põem em funcionamento os hormónios e os neurotransmissores, promovendo uma experiência agradável e de proximidade entre duas pessoas. Estes fornecem pistas sobre a compatibilidade e potencialidade de um parceiro/a a longo prazo. Cabe ao cérebro ajudar a decidir se devemos ou não investir no relacionamento.

5 – Faz bem à saúde - Um estudo realizado pela Universidade de Amesterdão veio dar conhecimento que quando beijamos, pode existir uma troca de milhões de bactérias com a outra pessoa, mas essa troca de bactérias fortalece o sistema imunológico, desde que os participantes sejam saudáveis, bem entendido.

Outro fator positivo é que ajuda a saúde bucal, pois ao produzir mais saliva são eliminadas bactérias prejudiciais aos dentes.

Outra situação benéfica é que beijar regula a pressão arterial. A frequência cardíaca acelera e os vasos sanguíneos dilatam, facilitando o fluxo do sangue a todo o nosso corpo. Alguns cientistas ainda vêm afirmar que o ato de beijar ajuda a aliviar os sintomas de alergias, como a rinite, por diminuição no sangue dos níveis de imunoglobulina E (anticorpo responsável pelos sintomas da alergia).

FELIZ DIA DO BEIJO

Foram consultados:

“A ciência do beijo” – Livro da pesquisadora, bióloga e jornalista Sheril Kinshenbaum e Renee Eve Levie

CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

Av. do Bocage, nº 12