Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município renova frota dos Transportes Colectivos do Barreiro

Dsc 0198 1 1024 2500   copia  2  1 1024 2500
2019/04/17

“O Barreiro é inspirador e dá um bom exemplo de como utilizar dinheiro público para melhor servir as pessoas”


A chave do primeiro autocarro dos Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), movido a gás natural, foi entregue no dia 28 de março, pelo Primeiro-ministro António Costa, ao Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Frederico Rosa, num ato simbólico, mas que assinala a renovação da frota dos TCB no Concelho, com 60 novas viaturas, ainda este ano. Trata-se de unidades movidas a gás natural comprimido, capaz de transportar 77 passageiros, que permitirá reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa, nas deslocações dos TCB.

“O Barreiro é um exemplo”, nas palavras do líder do Governo Português que realçou a importância destes veículos “amigos do ambiente e da economia”, por serem fabricados em território nacional. Há mais de 60 anos a servir a população com transportes municipais, a autarquia barreirense torna-se no primeiro Concelho a renovar na íntegra a sua frota, passando de 39 viaturas para 60, num investimento total de 18 milhões de euros, no âmbito do programa de apoio à renovação de frotas, de norte a sul do país, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), dos quais 15 milhões ficam a cargo da CMB.

Segundo explicou o Primeiro-ministro, “a renovação que hoje acontece nos TCB do Barreiro, é um exemplo de um programa nacional que envolve um investimento para a aquisição de mais de 700 novos autocarros para o conjunto do país e que demonstra bem que para além do investimento que se fez na redução do tarifário, se está a fazer um investimento importante em aumentar e diversificar a oferta, nos autocarros, nos catamarans que fazem a travessia do Tejo, nas composições da CP, e nas composições do metropolitano de Lisboa e Porto, porque é necessário aumentar a oferta para corresponder à melhoria da qualidade”, defendeu.

Para o edil Frederico Rosa, “este dia simboliza a concretização de um projeto muito ambicionado por todos, e que em boa hora a CMB fez a candidatura”. Segundo acrescentou, “o tempo que mediou este processo, foi a parte mais decisiva e critica, garantir a forma de financiamento concreto, conseguir operacionalizar e concretizar a candidatura, tirá-la do papel e colocá-la ao serviço dos barreirenses, e onde este primeiro autocarro, já é o símbolo disso”. Para Frederico Rosa, há que perceber que “este processo não é fácil, não se submete uma candidatura e os autocarros aparecem”. Pelo contrário, e explicou, que “por via do Tribunal de Contas a autarquia foi obrigada a reduzir o prazo de pagamento de 15 para 10 anos”.

E porque “mudar significa apostar no transporte coletivo”, João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, destacou a importância da aposta em autocarros sustentáveis em todo o país, dando como exemplo uma das metas que fazem parte da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa, apresentada nesta cerimónia, e que pretende que até “2030 um terço da mobilidade terrestre de passageiros seja elétrica".

Para José Gomes Mendes, Secretario de Estado Adjunto e da Mobilidade, “os TCB são um serviço inestimável, mas que tinha uma frota antiquada, velha e com dificuldades operacionais”, o que levou ao desenvolvimento deste programa de renovação integral de frota, caso único em Portugal”, que deverá ser seguido por outros Concelhos”, e conclui que “o Barreiro é inspirador e dá um bom exemplo de como utilizar dinheiro público para melhor servir as pessoas”.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze