Barreirenses responderam ao apelo da Campanha Solidária por Moçambique

Dsc 0555 1 1024 2500
2019/03/29

Só na primeira semana foram recolhidos 100 kg de bens

Os barreirenses responderam ao apelo lançado pelo Câmara Municipal do Barreiro, na passada semana, no âmbito da Campanha Solidária por Moçambique, e entregaram nas duas Corporações de Bombeiros do Concelho do Barreiro mais de 100 kg de bens (medicamentos e produtos similares).

Presente no momento da saída dos bens, de ambas as Corporações, a Vereadora Sara Ferreira mostrou-se satisfeita com os materiais angariados na primeira fase desta Campanha, que ainda não terminou.
Sensivelmente uma semana após o lançamento desta Campanha, a Vereadora explica o porquê de já terem saído das Corporações os materiais doados, na sexta-feira, dia 29 de março. “Estamos já a efetuar a primeira entrega, dada a urgência e necessidade de fazer chegar os medicamentos e os bens a Moçambique, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), que irá por sua vez efetuar o transporte”.

Sara Ferreira relembra que “esta Campanha será prolongada por algum tempo”, devido às necessidades de um território devastado que durante meses, vai precisar de todo o apoio. “Para uma primeira semana de Campanha, acho que é extremamente positivo os quilos de bens angariados, junto da população barreirense, através de uma divulgação que, acreditamos, ainda não chegou a muita gente. É um balanço positivo que mostra que o Barreiro é um Concelho Solidário e preocupado com as causas de todos”.

O Município do Barreiro relembra que a Campanha Solidária por Moçambique continua, e que pode por isso, entregar o seu bem nas instalações dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste.

A CMB esclarece que esta operação de solidariedade está a decorrer de forma coordenada com a da CML da seguinte forma:
• Os materiais são entregues nas Corporações de Bombeiros do Barreiro;
• Os materiais do Barreiro são entregues no armazém central em Lisboa (Quartel de Bombeiros de Marvila);
• A Cruz Vermelha assegura o transporte para Moçambique por via marítima e por via aérea. No caso de medicamentos, o transporte é assegurado por via aérea.
• Em Moçambique, a Organização das Nações Unidas coordenada com a Cruz Vermelha e com o Governo de Moçambique procedem à distribuição dos bens (no caso dos medicamentos pelos centros de saúde, hospitais, etc.)

Se ainda não contribuiu para ajudar o povo moçambicano, saiba que ainda o pode fazer. Consulte a lista do tipo de bens mais urgentes que estão a ser angariados no link: https://www.cm-barreiro.pt/pages/792?news_id=7421