Milhares de foliões divertem-se nos Desfiles de Carnaval das Escolas 2019

Carnaval 2 1 1024 2500
2019/03/01

Hoje, 1 de março, e ontem, 28 de fevereiro, os desfiles de Carnaval das Escolas dedicados ao tema "Nós e os Outros. Igualdades e Oportunidades" decorreram nas freguesias de Santo André, Barreiro, Alto Seixalinho, Santo António e Lavradio, nos quais participaram cerca de 5200 alunos, pessoal docente e não docente de escolas públicas e privadas, seniores da UTIB e instituições particulares de solidariedade social do Concelho.
Este evento resultou de uma parceria entre a CMB, Freguesias do Concelho e a comunidade educativa local.

Carnaval_1

No final, o Presidente do Município do Barreiro salientou o facto dos mesmos terem decorrido “muito bem com muita gente na rua, com muitas crianças, pais e avós. Foi extraordinário e a melhor prova é ver as crianças cansadas, mas com um sorriso”.
A descentralização dos desfiles nas freguesias é um modelo que agrada a Frederico Rosa. “Dá mais trabalho, custa mais dinheiro, mas tem uma coisa que não tem preço: que é levar as pessoas junto do comércio local e de dar vida às artérias da nossa cidade”.
O tema dos Desfiles é na opinião da Vereadora Sara Ferreira, responsável pela área da Educação, “muito importante. Devemos aproveitar estes momentos lúdicos para trabalharmos com as crianças estas temáticas tão necessárias para que todos cresçamos enquanto sociedade e sejamos adultos com outro tipo de responsabilidades”.

Desfile em Santo André
Crianças, professores e auxiliares desfilaram pela freguesia de Santo André. Cerca de sete centenas da EB Telha Nova 1, “Brincadeiras ao Cubo” e “Cantinho Alegre da Infância” percorreram o trajeto desde a Escola Secundária de Santo André, até a Rua Afonso de Albuquerque e terminam junto à EB Telha Nova 1. Estiveram mascarados de timorenses, chineses, índios, piratas, personagens de animação e trajes históricos. Pais e filhos animaram, igualmente, as ruas da freguesia.

Desfile no Alto Seixalinho
1885 alunos, docentes e não docentes das Escolas do 1º Ciclo e jardins de infância desfilaram pelas ruas do centro do Alto do Seixalinho mascarados de índios, chineses, médicos, egípcios, sevilhanas e alguns com mensagens ecológicas.
Segundo Carlos Raposinho, Presidente da União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, os desfiles “superaram todas as expetativas. Conseguimos envolver toda a comunidade educativa. Tivemos o maior número de sempre de escolas a participar, vejo uma grande alegria nas ruas pois conseguimos trazer as famílias que os acompanham e também conseguimos dinamizar o comércio local”.
EB nº 9, JI nº 3 do Barreiro, EB nº 8 + JI nº 1, EB Quinta Nova Telha, EB Barreiro, EB Nº 5 e Nº 6, JI Bairro das Palmeiras, “Colégio Minerva”, JI “O Carinho”, E.P. Bento de Jesus Caraça, EB Padre Abílio Mendes participaram neste Desfile.

Desfile no Barreiro
Cerca de 850 foliões, alunos, docentes, não docentes e seniores da UTIB desfilaram pelo centro do barreiro com mensagens de igualdade e mascarados de palhaços, freiras e bispos e de muitas personagens de animação.
As entidades que participaram foram “Recreio das Gargalhadas”, JI D. Pedro V, E.B. José Joaquim Rita Seixas, “Canto Alegre”, Instituto dos Ferroviários, Externato “O Início”, E.P. Bento J. Caraça e UTIB.

Desfile no Lavradio
O centro do Lavradio encheu-se de cor e da alegria de 800 alunos, docentes e não docentes das Escolas do 1º Ciclo e jardins de infância.
Estavam mascarados de palhaços, mexicanos, animais, super-heróis e de muitas personagens de animação.
Na opinião de Gabriela Guerreiro, Presidente da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio, o balanço dos desfiles “é positivo. O mais importante é voltarmos a ter os desfiles de Carnaval na rua, as crianças trazem sempre alegria e com elas as suas famílias. É bom para todos para as escolas, professores e alunos, porque divertem-se e também é bom para o comércio local porque há muito dinamismo nas ruas do Barreiro e Lavradio”.
Estabelecimentos de ensino participantes: EB nº 1 e 2 do Lavradio, EB dos Fidalguinhos, Voz do Operário, JI Jardim dos Príncipes, E. P. Bento de Jesus Caraça e JI XI-Coração.

Desfile em Santo António
Na Cidade Sol, desfilaram cerca de um milhar de foliões nas ruas da Freguesia.
Crianças, docentes, não docentes, famílias e população em geral fizeram a festa com muita cor, música, alegria e animação.
Para Isabel Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, “este é um dia de festa e um dia de alegria ver as crianças com um sorriso na Cidade Sol, um bairro de referência”.
JI “Frases de Encantar”, JI Fonte do Feto, EB Coina, EB Santo António, EB Penalva, EB Vila Chã, CATICA, EB Cidade Sol, EB e Secundária de Santo António da Charneca.

Consulte mais fotos AQUI.