CIAC Informa | Alerta do Banco de Portugal: concessão de crédito fácil por entidades não autorizadas

Dinheiro 1 1024 2500
2019/02/27

O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor dá conhecimento através da DGC – Direção Geral do Consumidor, do alerta do Banco de Portugal, destinado a esclarecer os consumidores quanto à atividade das entidades financiadoras que não estão autorizadas pelo Banco de Portugal a conceder crédito.

De acordo com o alerta, estas entidades recorrem frequentemente a tentativas de obtenção de um benefício ilegítimo de uma forma ardilosa, aproveitando-se da fragilidade dos consumidores, definindo, de forma unilateral, as condições do empréstimo com o objetivo de cobrar taxas de juro que chegam a ultrapassar os 70%, de adquirir a propriedade dos bens móveis e imóveis dados como contrapartida do empréstimo a um valor bastante inferior ao seu valor de mercado, entre outras práticas, não aceitando qualquer negociação.
Estas e outras práticas podem constituir ilícitos contraordenacionais e criminais.
As entidades não autorizadas a conceder crédito não estão sujeitas à supervisão financeira do Banco de Portugal, encontrando-se, portanto, fora do sistema bancário.
Consulte toda a informação em https://www.bportugal.pt/node/665662

Barreiro,2019/02/26
Câmara Municipal do Barreiro GAC/CIAC – Centro e Informação Autárquico ao Consumidor
Av. do Bocage, nº12, 2830-002 Barreiro