Sessão divulga incentivos e financiamento para empresas e projetos

Ruibraga2 1 1024 2500
2019/02/14

A Sessão “Portugal 2020: Incentivos e Financiamento para Empresas e Projetos” decorreu a 14 de fevereiro, no Museu Industrial da Baía do Tejo.
A abertura da sessão contou com as intervenções do Vereador Rui Braga, de João Martins, Vice-Presidente da Direção da AERLIS, e de Sérgio Saraiva, Administrador da Baía do Tejo.

De acordo com o Vereador "a CMB e a nossa cidade têm de ser amigas das empresas. Temos projetos ongoing muito concretos, que visam a apoio ao investimento e à criação de postos de trabalho. Na sua opinião, a Autarquia “tem de ter um papel facilitador e acabar com os meses de espera que prejudicam quem quer investir”.

Referiu-se ao Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, da CMB, um serviço que “sempre esteve e estará disponível para apoiar aquilo que são as candidaturas a fundos europeus”.

Classificou o primeiro Regulamento de Apoio ao Investimento e à criação de postos de trabalho (em consulta pública), como algo ‘inovador’. “Para além dos benefícios europeus, aqui no Barreiro é obrigação da Câmara dar vantagens a quem quer investir”. Sublinhou, ainda, a parceria da CMB com a Baía do Tejo, no acolhimento de futuros negócios, nomeadamente na criação de uma StarUp, no Barreiro, com uma ligação ao ensino superior, possibilitando trazer os jovens para o tecido empresarial”.

Rui Braga considera que o novo aeroporto e a ligação ao Montijo irão proporcionar ao Barreiro uma centralidade diferente. “Acredito que o Barreiro vai crescer a um ritmo considerável e estamos na hora certa para olhar para os vossos negócios de uma forma entusiasta".

Esta sessão foi organizada pela AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa, teve o apoio do Município do Barreiro, da Baía do Tejo e da Rede para a Empregabilidade e Economia Social. Teve como objetivos apresentar os concursos do Portugal 2020 atualmente abertos, ou com abertura prevista, as formas e limites dos apoios, as despesas de investimento elegíveis, as obrigações dos candidatos, os critérios de seleção das candidaturas e como planear uma candidatura com sucesso. Foram, igualmente, apresentadas as Linhas de Crédito Bonificadas disponíveis para as empresas.

sessao
sessao_1