Alunos do Barreiro representam Portugal na União Europeia

Uniao europeia 1 1024 2500
2019/02/04

Sob o tema “«A tua Europa, a tua voz» faz 10 anos: Vota pelo teu futuro!”, três alunas do Colégio Minerva, no Barreiro, representarão Portugal no Parlamento Europeu, nos próximos dias 21 e 22 de março. O evento será apresentado no Colégio Minerva, já no próximo dia 11 de fevereiro (2.ª feira), pelas 14h30m, e contará com a presença de um representante do Comité Económico e Social Europeu.

O Comité Económico e Social Europeu lançou em 2010 a iniciativa «A tua Europa, a tua voz» com o objetivo de conhecer a forma como os mais jovens perspetivam o seu futuro e o futuro da sociedade. Desta forma, todos os anos são convidados 99 estudantes do Ensino Secundário para discutir um tópico de interesse europeu e deixar, num documento único, as suas propostas à Europa. Este evento anual reúne, no coração da União Europeia, alunos e professores de todos os Estados-Membros e países candidatos.

Em 2019, o tema central deste debate irá recair sobre questão como: o funcionamento da democracia moderna e como a reforçar; a abstenção nas camadas jovens; a intervenção política da sociedade civil. Procurar-se-á, também, que os estudantes reflitam sobre as mudanças em curso na União Europeia e as oportunidades e riscos que as mesmas acarretam.

Sob o tema “«A tua Europa, a tua voz» faz 10 anos: Vota pelo teu futuro!”, nos dias 21 e 22 de março, três alunas do Colégio Minerva representarão Portugal, com as suas ideias e sugestões, neste importante fórum europeu.

Na próxima 2.ª feira, dia 11 de fevereiro, pelas 14h30m, o Colégio Minerva promove uma Sessão de Apresentação do Evento, onde marcará presença o Dr. Gonçalo Lobo Xavier, representante do Comité Económico e Social Europeu, Dr. Frederico Rosa, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, e a Dra. Alice Cunha, representante do programa pedagógico “As Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu”. No decorrer da sessão serão ainda apresentadas outras atividades do Colégio como as “Conversas Democráticas” ou a “Tertúlia Europeia”.