Barreiro poupa 4,3 milhões com 11 mil novos candeeiros LED

Led  2  1 1024 2500
2019/02/06

A Câmara Municipal do Barreiro vai adjudicar a substituição da atual rede de iluminação pública por sistema LED, amigo do ambiente, sem encargos financeiros para a autarquia. A instalação de cerca de 11 mil lâmpadas LED, num investimento privado superior a 3 milhões de euros, permitirá ao município, nos próximos 12 anos, uma poupança em consumo energético de mais de 4 milhões de euros, verba que irá servir para intervir no espaço público.
Trata-se de uma medida com um enorme impacto ao nível da sustentabilidade, reforçando a segurança dos cidadãos e bens. Os trabalhos de substituição vão prolongar-se por três meses.

Para Rui Braga, Vereador do Departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos da Câmara Municipal, foram excedidas as expectativas, tendo em conta que a “empresa que ganhasse este concurso teria de garantir à autarquia, no mínimo, 60% de poupança, assim como 10%, no mínimo, de partilha da mesma. Um dos privados a ir a concurso, e que acabou por ganhar o procedimento, apresentou 69,90% de garantia de consumos de poupança e partilha de lucro, com a autarquia, acima dos 45%”.

Para o Vereador da Divisão de Sustentabilidade e Eficiência Energética, Bruno Vitorino, “esta reforma profunda da rede de iluminação pública é fundamental para a cidade, porque permite uma redução muito grande da despesa pública ao mesmo tempo que aumenta a qualidade da iluminação e porque significará um aumento da segurança e do sentimento de segurança no Barreiro, que é para mim um problema central”.

Com este novo sistema de iluminação, o Barreiro ficará também equipado com telegestão, permitindo um controlo mais eficiente das falhas de energia no espaço público.