Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Pós-Graduação inovadora a nível autárquico | BARREIRO APOSTA NA QUALIFICAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS AUTÁRQUICOS

Pos graduacao iscte  6  1 1024 2500
2019/01/18

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa unem-se num projeto pioneiro de Pós-Graduação, desenhado exclusivamente para responder aos desafios identificados pela autarquia, no que diz respeito à qualificação dos seus quadros técnicos.
No cumprimento da sua missão de proximidade com a administração local, o Instituto para as Políticas Públicas Sociais do ISCTE, criou pela primeira vez, em articulação estreita com a Câmara do Barreiro a Pós-Graduação em Desafios Autárquicos e Desenvolvimento Local, que vai ter lugar, também pela primeira vez, fora do campus universitário.


Na opinião do presidente da CMB, Frederico Rosa, trata-se de um projeto “fundamental para formar os trabalhadores e reforçar a cultura organizacional da autarquia”, perante os novos desafios que se avizinham e as exigências de uma cidade no século XXI. “É importante estarmos na vanguarda do conhecimento e é exatamente por isso que nos unimos ao IPPS-ISCTE ao fazer esta Pós-Graduação inovadora, que todos os anos, irá permitir formar cerca de 30 quadros do município nas mais diversas áreas entre técnicos e dirigentes”.


O edil barreirense aposta na formação dos trabalhadores autárquicos sendo que com esta medida pretende dar um claro sinal de que “mais importante do que falar em informação é executar formação que esteja ao serviço dos trabalhadores e por consequência da cidade”.


Para o presidente da Direção do IPPS-ISCTE, Ricardo Paes Mamede, esta Pós-Graduação vai ao encontro de um vasto conjunto de desafios que as autarquias enfrentam nos dias de hoje, que incluem a incidência em territórios específicos das grandes tendências contemporâneas (alterações climáticas, migrações, envelhecimento geográfico, mudança tecnológica, concorrência internacional, deslocalização de empresas, instabilidade financeira, desigualdades sociais e territoriais, restrições orçamentais), assim como um conjunto alterações institucionais que aumentam as responsabilidades das autarquias na resposta às implicações daqueles fenómenos.


Ainda, incluído no âmbito desta parceria será desenvolvido um Ciclo de Seminários ao longo de 2019, abertos à população, que versará temas como mobilidade, água, resíduos, espaço público, comunicação, entre outros.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze