Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Informação ao consumidor para um Natal Sustentável

Ciac logo 1 750 2500 1 1024 2500
2018/12/19

Dezembro chegou e com ele a preocupação de preparar o Natal.

Segundo as estatísticas quase metade da população portuguesa considera a época do Natal muito stressante. São as compras dos presentes, o planeamento do jantar e da decoração, as compras de última hora…

É uma época de reencontros. Há quem receba em casa familiares que vêm de longe. Poderá ser apenas uma noite, mas ás vezes são mais dias.
A família reúne-se. O convívio é mais intenso. Por vezes surgem pequenas quezílias acumuladas durante anos, associadas às diferenças de temperamento.
São crianças que correm pela casa. São os mais idosos que necessitam de espaço, face à sua mobilidade.
Ninguém vai querer terminar a ceia de natal nas urgências de um hospital, porque o avô ou o tio deslocou a anca ao embater no móvel do corredor ou que a miudagem partiu algumas peças de vidro da coleção e alguém se cortou e teve de levar uns pontos.
O CIAC aconselha a gerir o seu tempo da melhor maneira para que possa disfrutar do natal em família e com amigos.

1 - Tire do caminho tudo o que possa ser obstáculo. Comece pelo hall de entrada. Arrume todos os objetos mais frágeis ou potencialmente perigosos na arrecadação ou noutro espaço. Prepare a decoração da casa com antecedência tendo em conta a sua funcionalidade.

2 - Não se esgote a fazer limpezas. Prepare apenas o que é fundamental para receber. Produza um ambiente agradável com aromas da época, canela, laranja, anis estrelado … e, não esqueça as luzes, as quais deverão ser económicas para não pesar na sua fatura de eletricidade. Escolha uma música ambiente calma, pois as bandas sonoras influenciam o estado de espírito.

3 - Tem dificuldade em comprar os presentes? Acha que nunca acerta na compra? Compre coisas uteis tendo sempre em consideração o tipo de pessoa a quem vai dar. As crianças adoram brinquedos. Tenha em atenção a idade de cada uma em relação aos brinquedos que pretende oferecer. Os livros são uma excelente oferta. Contudo receia que possa oferecer um livro que a pessoa já o tenha. Veja com a livraria a política interna relativa a trocas. Pode ainda optar por um cheque brinde, desta forma não correrá riscos.

4 - Prepare-se psicologicamente para os imprevistos e para ser mais tolerante com as pessoas. Ria-se das situações.
Afinal é Natal.


CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
Av. do Bocage, nº 12,
2830 002 Barreiro
Telefone: 212068052
E-mail: ciac@cm-barreiro.pt

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze