Barreiro vai ter Gabinete de Apoio à Vítima

Protocolo 3 1 1024 2500
2018/12/03

O Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, permitindo a criação do Gabinete de Apoio à Vítima para os concelhos do Barreiro e da Moita, foi assinado pelo Presidente do Município do Barreiro, Frederico Rosa, pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e por mais 17 entidades, a 29 de novembro.
A cerimónia contou, igualmente, com as presenças da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte e de eleitos dos dois concelhos.
Este acordo representa, para Frederico Rosa, um momento “muito importante para a nossa cidade e muito feliz para a Câmara Municipal do Barreiro. Desde o primeiro dia (da tomada de posse), que é um designo para todos nós. Lutámos muito para o Barreiro tivesse esta resposta social”.
Agradeceu a todas as entidades envolvidas e em especial à RUMO que, “tiveram sempre uma palavra para nos apoiar para a concretização desta ação”.
Referiu, ainda, a “imensa satisfação” pelo facto de o Protocolo ir para além do Barreiro e abranger o território da Moita. “As duas populações não reconhecem esta fronteira administrativa, é um território uno. É uma população quase gémea e fazia sentido este serviço para os dois concelhos”.
Recordou uma reunião da Assembleia Municipal na qual foram relatados, na primeira pessoa, vários casos de violência. Destacou o caso de uma jovem de 18 anos: “há cerca de 15 anos um agressor no Barreiro fazia as primeiras vítimas, uma das vítimas de hoje tem 18 anos, tinha na época três anos. Nós enquanto sociedade falhámos na resposta a este caso, eu não quero que nenhuma criança que hoje tenha três anos daqui a 15 se encontre na mesma situação. Temos todos de forma concertada, de encontrar respostas”.
Na opinião do Presidente "a luta pela igualdade não é só das mulheres. A luta pela igualdade é de todos os que acreditam numa sociedade mais justa, de oportunidades, e de direitos", sublinhou Frederico Rosa.
Frederico Rosa prestou um reconhecimento e agradecimento à cidadã Sara Ferreira, “antes de ter tomado posse como Vereadora já nos dizia que era fundamental abraçarmos este desafio e só descansava quando o gabinete fosse uma realidade”.

protocolo_1
Refira-se que o Protocolo foi, ainda, assinado pelas seguintes entidades:
Câmara Municipal da Moita, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género; Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal do Instituto da Segurança Social, I.P; Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P; Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo; Direção-Geral da Administração Escolar; Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P; Procuradoria da República da Comarca de Lisboa; Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P.; Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Equipa de Setúbal 2; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Barreiro; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Moita; Guarda Nacional Republicana; Polícia de Segurança Pública; Instituto Politécnico de Setúbal; Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal e Rumo, Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, Entidade Coordenadora.

Gabinete de Apoio à Vítima
Contactos: Baía do tejo – Parque Empresarial do Barreiro – Rua 19, nº 13, Caixa Postal nº 5063, 2830-138 Barreiro.

Telefone/Fax 21 206 49 20/1
E-mail: cavbm@rumo.org.pt