Biblioteca Municipal acolheu a 44ª Reunião Plenária do CLASB

Dsc 9815 1 1024 2500
2018/11/08

A 44ª Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social do Barreiro (CLASB) realizou-se a 6 de novembro, na Biblioteca Municipal do Barreiro.
A Vereadora Sara Ferreira, a Diretora da Segurança Social de Setúbal, Natividade Coelho, Paula Galrito, responsável pela Divisão de Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação, da CMB, e Maria da Conceição Varela, Presidente da Associação "Vem Vencer", estiveram na abertura dos trabalhos.

Acordos sociais
Sara Ferreira destacou vários acordos sociais realizados, e a realizar a curto prazo, nomeadamente o Protocolo estabelecido entre o Município do Barreiro e a Associação “Vem Vencer”, que pretende apoiar financeiramente o transporte de cidadãos com mobilidade reduzida condicionada e/ou deficiência que necessitem de transporte adaptado possibilitando a sua participação em “atividades recreativas, lúdico desportivas e outras que promovam a inclusão na comunidade”.
O protocolo celebrado entre a Câmara Municipal do Barreiro e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no qual as duas entidades avançam com um programa de reforço de consultas de saúde oral nos cuidados de saúde primários do SNS. De referir que este acordo virá a beneficiar diretamente os cerca de 75 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde inscritos no Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, no Concelho do Barreiro.

clasb_4
Destacou, ainda, o Protocolo que será assinado pela Autarquia do Barreiro, a Câmara da Moita e outras entidades do Estado, para a criação do Gabinete de apoio à Vítima. “Um acordo que muito me agrada e que vem responder a uma carência da sociedade com muitos anos”.
Brevemente será estabelecido um protocolo entre a CMB e a CERCIMB para garantir o transporte dos seus utentes para as respetivas terapias.
A sessão contou, ainda, com a presença da Presidente da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio, Gabriela Guerreiro. O Projeto “Mais Proximidade… Mais Freguesia” direcionado para a população idosa e mais vulnerável. No âmbito deste trabalho serão dinamizadas sessões de esclarecimento nas áreas da saúde, segurança, economia doméstica, autoestima, entre outras.

clasb_3
A ordem de trabalhos desta Reunião incluiu a apresentação do Projeto Incorpora da Fundação La Caixa: Núcleo de Setúbal; a apresentação do Projeto Educativo Municipal de Prevenção e de Redução do Abandono Escolar, objeto de Candidatura ao Portugal 2020 (PI 10.1) e o ponto de situação e análise das atividades desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho do CLASB e da Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal. No âmbito deste último ponto, foi aprovada a proposta de criação de uma Rede de Balcões Informativos e Encaminhamento Social, apresentada pelo grupo de trabalho constituído para o efeito.

Dsc 9815 1 1024 2500