Perigo de Incêndio Rural | Aviso à População

Logotipo protecao civil 1 1024 2500
2018/10/26

Extrato do comunicado de imprensa de sexta-feira, 26 de outubro de 2018, da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

«1.  SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir de amanhã [sábado], 27 de outubro, a ocorrência de acentuada diminuição da temperatura máxima e mínima, mas que, em paralelo, se traduzirá:

-        Numa intensificação do vento, de quadrante Norte (<55km/h) no litoral Oeste e nas terras altas das regiões Centro e Sul, com rajadas que podem atingir 85 a 90 km/h com uma diminuição da intensidade do vento a partir da tarde de domingo, mantendo a possibilidade de rajadas até 70 Km/h nas terras altas, até segunda-feira;

-        Na manutenção de valores de Humidade Relativa do Ar da ordem de 30% nas regiões do interior, em especial no sábado e domingo.

Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e segunda-feira [29 de outubro] com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, com níveis Elevado a Muito Elevado.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:

Tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3.  MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a):

-        Realização de queimadas.

Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível MUITO ELEVADO, não é permitido (a):

-        Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;

-        Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

-        Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

-        O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

-        Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

-        A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.»

Logotipo protecao civil 1 1024 2500