Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“SEM MEDO, MARIA!”, DE FERNANDA FREITAS, É O “LIVRO DO MÊS” DE AGOSTO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO

Livromesagosto2008 semmedomaria2 1 1024 2500
2008/08/05
A obra “Sem Medo, Maria!” de Fernanda Freitas, editada pela Caderno Editora, é o “Livro do Mês” de Agosto na Biblioteca Municipal do Barreiro.




“Sem Medo, Maria!”
Violência Doméstica – uma realidade invisível

Os números arrepiam: entre 2000 e 2006 registaram-se cerca de 110 mil ocorrências de violência doméstica, 86 por cento das quais sobre mulheres. Poder-se-ia estar a falar de um país do Terceiro Mundo, cuja cultura segrega as mulheres, as discrimina e lhes viola direitos consagrados na Carta Universal dos Direitos Humanos. Mas não. Está-se a falar de um país da Europa Ocidental. De Portugal.
Que sociedade é esta que cala e consente tamanha atrocidade?
Fernanda Freitas analisa os números, e reúne testemunhos e opiniões de especialistas em várias áreas. Psicólogos e psiquiatras traçam o perfil de homens que maltratam, agridem e matam, e de mulheres que se submetem, aniquilam, acham normal ou não sabem que é possível sair desse destino. Juristas ajudam a entender a Lei e a perceber as suas lacunas. A jornalista avança com um guia de ajuda, com contactos nacionais, para quem pretender apresentar queixa e procurar respostas, tanto a nível legal, como social.
Os momentos revelados foram vividos, sofridos, escondidos. Relatos de violência doméstica ouvidos por Fernanda Freitas, que, desta forma, alerta para uma realidade cruelmente aceite.
Tal como a autora diz: “A primeira chapada é sempre sem querer. Mas repete-se. Geração após geração. De Maria em Maria.”

Fernanda Freitas

Fernanda Freitas começa pela Rádio Press e pela Rádio Paris Lisboa. Em 1992 inicia o seu percurso televisivo na RTP 2, passando, depois, pelo Canal Notícias de Lisboa, Canal 21, SIC e, de novo, no segundo canal da RTP com o programa Causas Comuns. Colaborou com a RTP N apresentando o programa semanal Mais Europa, durante a Presidência Portuguesa da União Europeia.
Actualmente modera o programa diário Sociedade Civil e apresenta, ao fim-de-semana, o magazine de empreendedorismo Mudar de Vida.
Colabora ainda com o Programa Gulbenkian Ambiente; da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentando o programa Futuro Comum, na RTP N, integra o Fórum da Educação para a Cidadania, é voluntária da Fundação do Gil em vários hospitais e embaixadora da SOS Hepatites.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze