22 DE SETEMBRO | BARREIRO ADERE AO DIA EUROPEU SEM CARROS

Logomobilidade1 1 1024 2500
2008/09/16
À semelhança de anos anteriores, o Barreiro assinala, a 22 de Setembro, o Dia Europeu Sem Carros com diversas iniciativas em todo o Concelho, organizadas pela Câmara Municipal do Barreiro, em colaboração com a S.energia e os Transportes Colectivos do Barreiro, e com o apoio da Transtejo, Soflusa, Amarsul, Transportes Sul do Tejo e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

No Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, a S.energia promove, no dia 22 de Setembro, pelas 18h00, o Seminário sobre “Mobilidade Sustentável – Enfrentar o Desafio”.

O Programa do Dia Europeu Sem Carros no Barreiro inclui também Animação nos Transportes Públicos e Terminal rodo-ferro-fluvial, com música e distribuição de brindes e folhetos relativos à promoção dos transportes públicos e à necessidade de redução das emissões de CO2. Com esta iniciativa pretende-se premiar os utilizadores regulares dos transportes públicos de forma directa e positiva, evidenciando o seu contributo para a redução da intensidade energética e carbónica.

No período da manhã, haverá, em diversos locais (entre eles o Parque da Cidade), demonstração de Veículos Eléctricos – segways. Estes veículos vão realizar um percurso por alguns dos locais mais movimentados do Concelho, mostrando aos munícipes formas alternativas de mobilidade mais amigas do ambiente. Serão igualmente distribuídas mensagens relativas à promoção dos transportes públicos e necessidade de redução das emissões de CO2.
O Parque da Cidade vai receber actividades lúdico-pedagógicas. Dirigida aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, a peça de teatro “Os Pólos da nossa Terra”, que aborda o tema das alterações climáticas, vai ter lugar no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Além desta peça de teatro, a Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, irá promover um conjunto de actividades junto da comunidade escolar, procurando alertar os mais novos para a importância da mobilidade sustentável no dia-a-dia dos cidadãos. Jogos temáticos sobre a qualidade do ar e energia, gincanas, percursos de bicicleta são algumas das actividades que irão ter lugar no Parque da Cidade. As inscrições deverão ser feitas através do número 21 206 8042 ou Linha Verde: 800 20 56 81.

O Dia Europeu sem Carros fica, igualmente, assinalado com a abertura da Estação de Monitorização da Qualidade do Ar da Avenida Escola dos Fuzileiros Navais, no período das 10h00 às 12h00. A qualidade do ar está directamente relacionada com a emissão de poluentes para a atmosfera e com as condições meteorológicas locais. As concentrações destes poluentes são medidas em diversas estações de monitorização de qualidade do ar. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer a importância da monitorização da Qualidade do Ar e explicar o funcionamento destas estações presentes em vários locais do Concelho do Barreiro.

De 22 a 27 de Setembro, está patente a Exposição Móvel sobre Mobilidade Sustentável. A exposição realizar-se-á no interior de um autocarro dos TCB, que irá percorrer todas as freguesias do Concelho do Barreiro durante essa semana.
Os objectivos desta exposição são consciencializar os cidadãos para as questões relacionadas com a mobilidade sustentável, de modo a conduzir a uma mudança de atitudes/comportamentos; sensibilizar as pessoas para optarem pelos transportes públicos ou por outro modo de transporte alternativo ao automóvel particular; informar os cidadãos sobre as actividades relativas à mobilidade que a Câmara tem desenvolvido para alcançar uma mobilidade mais sustentável no Barreiro. Simultaneamente, pretende-se divulgar as novas reformulações da rede de transportes colectivos dos SMTCB.

A partir das 14h00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, tem lugar o Workshop sobre “Mobilidade Sustentável no Barreiro”.

Com o objectivo de incentivar a utilização dos Transportes Colectivos do Barreiro, os SMTCB, no Dia Europeu Sem Carros, oferecem um bilhete diário pelo preço de um bilhete normal a bordo. Com esta acção pretende-se que o utilizador tenha a possibilidade de conhecer a rede dos Transportes Colectivos do Barreiro.

Por último, a iniciativa “Viagens a troco de lixo” visa trocar bilhetes gratuitos de transporte público (TCB, TST e Transtejo-Soflusa) por resíduos recicláveis. A troca será feita de acordo com uma tabela de correspondência, no Parque da Cidade, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.