CUF DÁ MOTE A CICLO DE CONFERÊNCIAS NA COOPERATIVA CULTURAL POPULAR BARREIRENSE | SESSÕES A 3, 17 E 31 DE OUTUBRO

Desdobravel 1 1024 2500
2008/10/02
O Cooperativa Cultural Popular Barreirense (CCPB) e o Movimento Barreiro, Património, Memória e Futuro promovem, a partir de amanhã, sexta-feira, dia 3 – e, depois, a 17 e 31 de Outubro –, o ciclo de três Conferências “O Barreiro e a CUF (não) nasceram há 100 anos: E agora que futuro?". As sessões, na sede da CCPB, terão início às 21h00. Neste ciclo está agendada a presença dos presidentes da Assembleia Municipal do Barreiro, Hélder Madeira, e da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, e da Vereadora da CMB responsável pelo Departamento de Acção Sócio-Cultural, Regina Janeiro, entre outras personalidades.

Dia 3, inaugura a exposição “Memória Industrial do Barreiro – CUF” (cedida pela CMB) – patente ao público até 31 de Outubro - , seguida da apresentação do livro “Barreiro, Roteiro das Memórias da Resistência, do Trabalho e da Luta”, de Armando Sousa Teixeira. São convidados Hélder Madeira, que prefacia a obra, Regina Janeiro, Nazaré Almeida, Palma Cadeireiro e Carlos Domingos.
Dia 17 de Outubro, será debatido o tema: “O Paradigma Industrial: a CUF no Barreiro, Realidades, Mitos e Contradições”. São oradores convidados: António José Ferreira, Armando Teixeira e Carlos Alberto (Carló).
Dia 31 de Outubro, sexta-feira, 21h00, será a vez do tema: “O Fim da Indústria Tradicional no Barreiro: e agora, que futuro?”. São convidados Carlos Humberto Carvalho, Ercília Talhadas e Jorge Pires.
Esta iniciativa assinala “a efeméride da implantação da CUF no Barreiro, reflectindo acerca do paradigma industrial durante o século XX e perspectivando o futuro construído sobre memórias extremes”.
(in http://cooperativacultural.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=78&Itemid=1 e http://www.movimentobarreiro.org/)
Todas as iniciativas são de entrada livre. A Cooperativa está situada na Rua Miguel Bombarda, 64 C, Barreiro.