“TENS ATITUDE?” NAS EB 2/3

Tensatitude 1 1024 2500
2009/01/06
A Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Sustentabilidade Ambiental, vai associar-se às Escolas Básicas de 2º e 3º ciclos do Concelho, através do Projecto de Recolha Selectiva de Resíduos “Tens Atitude?”. A cerimónia de apresentação que marca o início do projecto terá lugar no dia 13 de Janeiro, pelas 10h00, na Escola Básica 2/3 Álvaro Velho.
No âmbito do “Tens Atitude?”, será levada a cabo uma forte campanha de divulgação e inúmeras acções de formação para alunos, funcionários e professores.
Recorde-se que este projecto teve uma primeira fase no ano passado com as Escolas Secundárias. Tem como objectivo sensibilizar os alunos, funcionários e professores para a necessidade e importância que a recolha selectiva e reciclagem desempenham para a melhoria da qualidade ambiental.
De salientar que as escolas do Concelho do Barreiro têm vindo a demonstrar interesse em implementar um sistema de separação de resíduos e participar activamente no processo de reciclagem. Assim, foram ainda adquiridos ecopontos que serão cedidos às escolas.
A gestão adequada dos resíduos produzidos passa inevitavelmente por uma educação de hábitos e costumes, sendo necessário investir nas faixas etárias mais jovens e apoiar e promover a reciclagem. Visto que os jovens passam grande parte do seu dia nas escolas, fomentar e ensinar a reciclar é uma necessidade premente para que estes possam, de uma forma simples, aplicar os seus conhecimentos em casa e na sociedade.