“LIVRO DO MÊS” DE ABRIL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Livroabril 1 1024 2500
2009/04/02
O livro do mês de Abril na Biblioteca Municipal do Barreiro é “Quando os Lobos Uivam” de Aquilino Ribeiro, em edição especial, com ilustrações de J. A. Manta e prefácio de Álvaro Cunhal, editado por Edições Avante.

Aquilino Ribeiro (1885-1963) é um dos nossos mais importantes escritores portugueses. Estudou em Lamego, Viseu e Seminário de Beja, antes de seguir para Lisboa (1907), em cujo ambiente revolucionário da época participou activamente, pelo que teve de exilar-se em Paris, onde frequentou a Sorbonne. Leccionou no Liceu Camões. Foi consultor na Biblioteca Nacional (1919-27).

Ajudou a fundar a Seara Nova, fazendo parte do primeiro corpo directivo. Autor de uma das mais representativas obras da literatura portuguesa que abrange ficção, crítica, biografia, evocação histórica, ensaio, teatro, etnografia e contos para crianças.

Sinopse da obra:

Dono de linguagem poderosa, Aquilino Ribeiro conta-nos, no presente romance, uma história de lobos. De duas qualidades de lobos: daqueles que andam soltos pela paisagem bravia da serra, cobiçando furtivamente, à vigilância do pastor, as ovelhas gordas e desgarradas; e daqueles outros que acobertados pela impunidade que lhes garante a posição de mando, cobiçam e abocanham as terras que, desde tempos ancestrais, foram propriedade colectiva dos serranos. Uns, lobos-feras. Outros, homens que são lobos de homens. É todo um painel heróico de cores e contrastes violentos que mestre Aquilino Ribeiro traça em Quando os Lobos Uivam.

Último romance de Aquilino Ribeiro, Quando os Lobos Uivam é uma obra-prima da literatura portuguesa.