23 DE JULHO | INAUGURAÇÃO DA MOSTRA DOCUMENTAL SOBRE 100 ANOS DE FESTAS DO BARREIRO

Bloco3 1 1024 2500
2010/07/19
Inaugura, no próximo dia 23 de Julho, pelas 18h00, na Galeria Municipal de Arte do Barreiro (antigo tribunal), a Mostra Documental «100 anos de Festas», inserida nas comemorações das Festas do Barreiro 2010. Esta exposição vai apresentar cartazes e programas de festas de 1905 até 2009, que fazem parte integrante dos fundos do Arquivo Municipal do Barreiro.

As Festas do Barreiro, na sua origem, tiveram por base o culto a N.ª S.ª do Rosário, visto que documentos históricos confirmam que, desde 1736, que a romagem à imagem, para a procissão de N.ª S.ª do Rosário, partia de Lisboa por barco e chegava ao Barreiro pelo porto da Quinta Braamcamp ou pela praia do Mexilhoeiro, dirigindo-se depois para a Igreja de seu nome. Defronte da Igreja de N.ª S.ª do Rosário passou a organizar-se uma pequena feira, a fonte das actuais festas.

Numa mostra que, além de evocação histórica, é nostálgica, poderão ser recordados cartazes que fizeram parte da infância e juventude dos barreirenses.