EXPOSIÇÃO SOBRE TERCEIRA TRAVESSIA DO TEJO

2008/11/20
Em todos os locais onde se realizem sessões, que, de alguma forma, remetam para a TTT estará patente ao público, até 9 de Dezembro – dia em que termina o período de consulta pública do EIA do Projecto –, uma exposição da RAVE composta por oito painéis. Estará, igualmente, nas cinco freguesias do Concelho afectadas pela TTT.

Esta é uma das várias iniciativas promovidas convidando à interacção/participação da população para discutir aquela que é, segundo o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, uma infra-estrutura nodal para o Concelho, a par do território da Quimiparque.
Em Conferência de Imprensa realizada no passado dia 6 de Novembro, na Sala do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro – espaço simbólico por ser, sensivelmente, naquele local que a Autarquia defende a instalação da Gare do Sul (multimodal) –, o Presidente revelou que seria enviada uma Carta Aberta aos Munícipes apelando à participação em todas as questões relacionadas com a discussão da TTT.

EXPOSIÇÃO SOBRE TERCEIRA TRAVESSIA DO TEJO | NO FÓRUM DA CIDADANIA | 22 DE NOVEMBRO | AMACParalelamente, seria lançado um abaixo-assinado a favor da TTT com as três funções defendidas pela Autarquia – construídas em simultâneo até 2013: rodoviária e ferroviárias de alta velocidade e tradicional. Este documento – já lançado; como, de resto, a carta Aberta – conta com o apoio de personalidades do Barreiro nas mais diversas áreas da sociedade civil.
Foi, ainda, criado, o endereço electrónico pontebarreiro@cm-barreiro.pt, também ele a incentivar a discussão pública. No sítio oficial da CMB na Internet encontram-se todos os pormenores sobre os diversos canais de comunicação criados, assim como um link para o Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) relativo ao Estudo Prévio da Ligação Ferroviária de Alta Velocidade Lisboa/Moita, incluindo Terceira Travessia do Tejo – Corredor Barreiro-Lisboa; reconhecido pelo edil na Conferência de ontem como uma “infra-estrutura tão importante para o futuro do Barreiro”.

Consulte AQUI o Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental relativo ao Estudo Prévio da Ligação Ferroviária de Alta Velocidade Lisboa/Moita, incluindo Terceira Travessia do Tejo - Corredor Barreiro-Lisboa.De resto, refira-se, a Ponte Barreiro-Seixal – ligação existente no passado que poupava tempo e quilómetros no atravessamento das margens próximas do Rio – está incluída no EIA da TTT.