OFICINAS DE FOTOGRAFIA NO BARREIRO | ATÉ NOVEMBRO

Fotografia oficina 1 1024 2500
2010/08/11
A Câmara Municipal do Barreiro vai promover uma série de iniciativas no âmbito da fotografia durante os próximos meses.

As actividades, nesta altura, previstas são as seguintes:

OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL | 19-AGOSTO OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL
19 de Agosto | Das 10h00 às 18h00

Ponto de encontro: Entrada do Mercado de Exposições – Recinto das Festas do Barreiro
Comemorações do Dia Mundial da Fotografia
Nº de vagas: 15; Inscrições: 10 euros.

(Veja AQUI mais informações sobre esta iniciativa)

WORHSHOP – “TÉCNICAS ALTERNATIVAS DE IMPRESSÃO”
- 18 de Setembro (Auditório Municipal Augusto Cabrita, AMAC)

Estes workshops têm como tema alguns dos chamados processos fotográficos alternativos e abordam técnicas em que são exploradas plasticamente as características da matéria sensível à luz. A proposta aqui é conseguir imagens fotográficas “pintadas” em papel de aguarela, recorrendo apenas a uma mistura de químicos, à luz do sol e à revelação da imagem através da água.
Para todas as idades, a partir dos 12 anos. Coordenadora: Carla Mendes

WORKSHOP – “PINHOLE”
- 9 de Outubro (Galeria Municipal de Arte, no centro do Barreiro);
- 23 de Outubro (AMAC, Parque da Cidade)
A Fotografia Pinhole (do inglês “buraco de agulha”) ou estenopeica é um tipo de fotografia alternativo, feito com câmaras artesanais, que nada têm de semelhante com as câmaras fotográficas convencionais, às quais estamos habituados. Nesta técnica, a câmara é despojada de todos os acessórios supérfluos, voltando à sua essência absoluta: a câmara escura.
Durante o workshop serão construídas as câmaras com simples caixas de cartão ou metal e tinta, e as fotografias com elas tiradas serão reveladas num laboratório tradicional. As restrições deste tipo de fotografia transformam-se, com a experimentação, em infinitas possibilidades e os resultados são quase sempre surpreendentes.
Para todas as idades, a partir dos 12 anos. Coordenadora: Magda Fernandes
* os participantes deverão trazer de casa uma caixa ou lata

WORKSHOP – “INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL”
- 13 de Novembro (AMAC)

Aprender a fotografar com a câmara digital
Para todas as idades, a partir dos 16 anos. Coordenadora: Magda Fernandes.

À excepção do primeiro, conforme especificado, cada um dos workshops descritos - uma parceria da Imagérie – Casa de Imagens e CMB - tem como número limite de vagas 15 e um custo de 20 euros por inscrição.
As inscrições poderão ser feitas através do telefone: 212 147 410 (bilheteira/atendimento do AMAC).

A Imagerie – Casa de Imagens, nasce do interesse de um grupo de pessoas ligadas à fotografia e ao cinema, em técnicas e imaginários antigos e em “vias de extinção”, no qual existe uma ligação emocional e química, do criador com a imagem.
No percurso de preservação destas técnicas, desenvolvemos e disponibilizamos oficinas tão variadas como fotografia estenopeica (pinhole), processos de impressão do século XIX (goma bicromatada, cianotipia, etc.), e em breve, na área da imagem em movimento, a realização e comercialização de brinquedos ópticos, tais como flipbooks ou praxinoscópios.
No nosso espaço aberto ao público, situado no centro de Lisboa, vamos expor rotativamente obras realizadas com base em cada uma destas técnicas.

Fonte: http://www.imagerie-casadeimagens.blogspot.com/