Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Semana da Igualdade de Género | Documentário "A Mãe e o Mar"

2017/03/12
A mae e o mar 1 1024 2500

No âmbito da Semana da Igualdade de Género terá lugar, no dia 12 de março, pelas 16h00, a exibição do documentário "A Mãe e o Mar", de Gonçalo Tocha, no Cineclube do Barreiro.
A entrada é gratuita


Sinopse
"Realizado por Gonçalo Tocha e filmado na praia de Vila Chã, em Vila do Conde, "A Mãe e o Mar" é um documentário sobre as mulheres-arrais, ou "pescadeiras", tidas como caso único em todo o mundo. Aqui, elas são representadas por Glória, a única mulher que, depois de tantos anos e tantas adversidades, ainda se atreve a enfrentar o mar. Através de entrevistas e várias conversas onde se recorda o passado, Tocha revela como estas mulheres corajosas desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando as suas vidas a uma profissão predominantemente masculina.
Produzido pela Curtas Metragens CRL, a entidade responsável pelo Festival Curtas Vila do Conde, o filme resultou de uma encomenda ao realizador no âmbito do programa de formação Estaleiro e contou com a participação de um grupo de estudantes de cinema do Porto. Apresentado na 21.a edição do Curtas Vila do Conde, teve a sua estreia além-fronteiras no Festival Internacional de Cinema de Roma. Posteriormente, no DocLisboa 2013, recebeu o prémio de Melhor Longa-Metragem na competição portuguesa. Integrou também a selecção do Festival de Cinema de Mar del Plata (Argentina), Festival Internacional de Documentários em Copenhaga (Dinamarca), RIDM - Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá) e Festival Internacional de Cinema de Roterdão (Holanda). Em Fevereiro de 2014, foi ainda escolhido para abrir a Quinzena de Documentários do MoMa – Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque".

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze