Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Apresentação do livro "A Risca Cinza" de Tiago Neves

2019/12/13
Risca 1 1024 2500

Apresentação do livro "A risca cinza" de Tiago Neves na sala multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro
Entrada livre

Biografia do autor: 

Tiago Neves nasceu em Lisboa no dia 3 de Outubro de 1974, mas veio morar para o Barreiro logo no ano seguinte, de onde nunca mais sairá.
Lembra-se perfeitamente do dia em que começou a andar de bicicleta, algures ainda nos anos 70, numa pasteleira da prima Bé, nas traseiras da Escola da Vila-Chã, quando ainda nem sequer se conseguia sentar no selim.
Cresceu mais um bocado (em altura) e concluiu o curso de Arquitectura em 1998, na Universidade Técnica de Lisboa. Casou com a Querida Esposa em 1999 e num instante teve 3 filhos. Andou inebriado com tanta beleza, até fazer 40 anos, quando olhou bem para uma bicicleta e percebeu que o seu coração era capaz de muito mais.
Já sem hipótese de anular o casamento, e não podendo perfilhar mais bicicletas, optou por viver num harém, distribuindo amor pela Jackie-Joyner, Lara Croft, Radcliffe, Calamity Jane, Poor Old Mum e também pela Querida Esposa e pelos Queridos Filhos, que de tudo o que não tem pedais, são quem ele ama mais no mundo.
Já tendo feito 3 filhos, plantado várias árvores, editado um livro e feito um Everesting, não vê o que mais possa fazer na vida, senão voltar a fazer tudo outra vez (só mais filhos é que não).
A vida foi muito generosa com ele. Ele tentará retribuir em dobro, triplo, ou mais, até que as pernas se neguem a dar a última pedalada.

 

Sinopse:

"A risca cinza" é apenas um jersey de ciclismo. Uma camisola, como dizemos em português. Apenas uma camisola, com uma risca cinzenta.
Então porque raio é que um gajo vai fazer um livro sobre uma camisola com uma risca cinzenta?

Tal como se venceres o Tour de France ganhas O Maillot Jaune, no Giro A Maglia Rosa, ou na Vuelta O Maillot Rojo, se fizeres um Everesting, ou seja, se numa volta de bicicleta subires a altitude do Everest, então ganhas A Risca Cinza.
A Risca Cinza simboliza na realidade uma linha. Um limite. Algo que se considera inatingível. Quando ganhas o direito a envergar a Risca Cinza, passas a ser o teu próprio limite. Passas a saber que podes ir onde quiseres ir. Podes chegar onde desejares. O teu limite és tu. Ele está apenas em ti, na tua ambição e vontade.
Este livro é sobre ambição e vontade. Sobre traçar um objectivo que pensas ser impossível e vê-lo cada vez mais perto. Sobre esse caminho, sobre a luta e o sofrimento. Sobre o que custa uma conquista, e sobre o bem que sabe aquele sabor a sangue no final.
Este livro também é sobre os amigos. Sobre a entreajuda e a solidariedade. É a forma de lhes agradecer tudo o que nos dão. É um pedido de desculpas por tudo o que às vezes fica por dizer. Que escrito, é mais fácil de dizer.
Sobre a vida. Este livro é uma história sobre a vida. Pois a vida, sobre uma bicicleta ou não, é comandada pelo teu desejo e ambição.

 

 

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze