Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Urban Sketchers Portugal | Exposição coletiva de desenho

2019/10/05 a 2019/11/10
Exp sketechs 1 1024 2500

A exposição coletiva de desenho "Urban Sketchers Portugal" irá inaugurar a 5 de outubro, pelas 18h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Piso 1 – Galerias Amarela e Branca.

A exposição estará patente ao público até 10 de novembro.

"Urban Sketchers - um movimento internacional que junta pessoas (de diferentes profissões, cruzando diversas gerações e habilitações) que pretendem registar o que observam na sua cidade, nas ruas onde circulam diariamente ou em viagem. Esse registo não tem de ser um desenho bonito, apenas a informação do que se vê, ouve ou se sente.

Dois desenhadores sentados lado-a-lado registam desenhos diferentes, pois cada um olha de forma pessoal para o mesmo objecto. E por detrás de cada desenho há sempre uma história.

O Movimento Urban Sketchers começou na Rede Social Flickr em 2007, uma ideia do jornalista espanhol, Gabriel Campanario, sedeado em Seattle desde 2006, que se lembrou de criar uma rede que juntasse desenhos e desenhadores de todas as cidades do mundo. Um espaço de partilha onde era possível ver desenhos diários de diversos continentes. O Blogue "Urban Sketchers" surge em Novembro de 2008. Em Portugal, o movimento chega em 2009, resultante dos Encontros do grupo informal de workshops dos Diários Gráficos do professor Eduardo Salavisa.

Actualmente o movimento conta com mais de 290 grupos oficiais espalhados pelos 5 continentes, sem contar com os grupos informais de desenhadores que se juntam em Encontros para partilharem o prazer de desenhar. Todos os anos decorre o Simpósio Internacional numa cidade diferente, onde se juntam alguns destes desenhadores para uma partilha global. Em 2010, Lisboa acolheu a 2ª edição e em 2018, a cidade do Porto acolheu a 9ª edição que contou com a presença de cerca de 800 desenhadores de todo o mundo.

Manifesto dos Urban Sketchers:
1. Desenhamos in situ, no interior e no exterior, registando directamente o que observamos.
2. Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos.
3. Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar.
4. Somos fiéis às cenas que presenciamos.
5. Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
6. Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo.
7. Partilhamos os nossos desenhos online.
8. Mostramos o mundo, um desenho de cada vez".

http://urbansketchers-portugal.blogspot.com/

Público em geral | Entrada gratuita

Organização: CMB

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze