Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Exposição “Traçados Industriais” no Mercado 1º de Maio

2018/11/17
Foto artista margarida pereira 1 1024 2500

A exposição "Traçados Industriais", de Margarida Pereira, será inaugurada no dia 17 de novembro, sábado, 15h00, no Mercado Municipal 1º de Maio. Estará patente ao público até 14 de dezembro.
Sinopse
“À distância de uma travessia pelo Tejo, o Barreiro, detém uma paisagem industrial à qual dificilmente se fica indiferente. Um lugar de memória, onde prevalecem fragmentos do que foram histórias em torno da indústria. As fábricas, as escolas, as casas; os complexos industriais que alimentaram vidas.
No caminho, as chaminés de riscas encarnadas e brancas avistam-se ao longe. As centenas de tubos que se curvam nas coberturas, quase de modo aleatório. Os telhados pontiagudos que formam padrões. Os conjuntos coloridos e díspares, que surpreendentemente convivem tão bem e se tornam um todo.
A proximidade revela-nos o cenário onde se enraízam estes edifícios. O palco que é terra, cheio de tonalidades. E o fundo, constante e apaziguador; o Rio.
Estar perto, faz-nos perceber que estas são arquiteturas anónimas e despidas de qualquer superfluidade. Muitas em decadência e, portanto, cada vez mais nuas. Mas, é esta honestidade que cativa. Que revela. Que coloca a descoberto o seu propósito e vivência.
Este trabalho retrata algumas destas perceções que foram adquiridas durante o percurso pelo parque industrial do Barreiro. Revela, também, este fascínio pela paisagem arquitetónica industrial”.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze