Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Apresentação do livro “A Pirataria Marítima Contemporânea: as últimas duas décadas”

2018/11/24
Pirataria maritima 1 1024 2500

No dia 24 de novembro, sábado, às 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, irá decorrer a apresentação do livro “A Pirataria Marítima Contemporânea: as últimas duas décadas”, do Comandante Henrique Peyroteo Portela Guedes. O livro será apresentado pelo autor e pelo Vice-almirante Henrique Alexandre da Fonseca.
Esta apresentação será precedida por uma Conferência sobre Pirataria Marítima.
O evento destina-se ao público em geral e tem entrada livre.

Sinopse
“Este livro aborda, de uma forma muito abrangente, a Pirataria Marítima Contemporânea. Começa por uma breve retrospetiva, desde os seus primórdios até aos nossos dias.
Segue-se um capítulo onde é descrita e quantificada toda a informação sobre a pirataria marítima nas últimas 2 décadas, por áreas do globo e pelos países mais afetados.
De seguida é feita uma abordagem detalhada de cada um dos países onde a pirataria está presente, sendo nos mais perigosos feita uma análise da situação do próprio país.
Posteriormente vem um capítulo dedicado ao combate à pirataria na Somália, onde é mencionado, de forma exaustiva, todas as operações levadas a cabo pela NATO, pela EUNAVFOR, por outras coligações e pelas marinhas que têm estado presentes, mas a atuar de forma independente. Está também vertido neste capítulo todas as participações da Marinha portuguesa, com a descrição detalhada das ações mais importantes onde participou. É feita igualmente uma abordagem à participação da Força Aérea e do Exército.
Por último, o capítulo das reflexões sobre a pirataria contemporânea analisa os mais diversos fatores, como o número de atos de pirataria versus número de navios mercantes a circular diariamente, os custos dos resgates, as possibilidades de uma catástrofe ambiental, etc.
Enfim um livro único no género, a nível nacional e, até quem sabe, a nível internacional, ao qual o autor dedicou cerca de 1 ano e meio da sua disponibilidade pós-laboral, e para o qual efetuou milhares de pesquisas”.

Nota Biográfica
“O Capitão-de-mar-e-guerra Henrique Nelson dos Santos Peyroteo Portela Guedes nasceu em 8 de novembro de 1966, em Luanda, tendo-se alistado na Armada em 14 de outubro de 1985.
É especializado em eletrotecnia e já prestou serviço na ex-Escola de Eletrotecnia, na Direção de Navios, no Estado-Maior da Armada, na Capitania do Porto de Lisboa, na Escola de Tecnologias Navais, na Cooperação Técnico-Militar em Luanda-Angola e comandou o navio patrulha N.R.P. “SAVE”.
Desempenha atualmente funções de assessor no Instituto da Defesa Nacional.
Tem mais de 30 artigos publicados sobre “Pirataria Marítima”, nomeadamente nas Revistas da Armada, de Marinha, Marítima Brasileira (da Armada brasileira), General de Marina (da Armada espanhola), Warships (britânica), Notícias Magazine e Notícias Sábado (ambas do Diário de Notícias).
Publicou através das “Edições Revista de Marinha”, o livro “A Pirataria Marítima Contemporânea: as últimas duas décadas”, que teve edição em português e em inglês.
É coautor de 2 subcapítulos no livro “A Segurança no Mar: Uma visão holística”.
Possui alguns reconhecimentos pelos seus artigos, como o prémio da Revista da Armada, para o melhor artigo do ano de 2009 – prémio Comandante Joaquim Costa - e dois reconhecimentos dos Chefes do Estado-Maior da Armada do Brasil e de Espanha, por artigos escritos para as revistas dos seus países.
Já deu conferências sobre esta temática no Instituto de Defesa Nacional, na Sociedade de Geografia, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na Escola Naval, entre outros locais.
É Membro eleito da Academia de Marinha, na Classe de Artes, Letras e Ciências”.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze