Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Inauguração da Exposição “Portugal Futurista 1917-2017”

2018/04/13 a 2018/05/20
Cartaz portugal futurista 1 1024 2500

A exposição de artes visuais dos alunos da Escola Secundária de Casquilhos “Portugal Futurista 1917-2017” será inaugurada no próximo dia 13 de abril, sexta-feira, pelas 18h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

A mostra, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro e pelo Agrupamento de Escolas de Casquilhos, estará patente ao público de 13 abril a 20 maio e faz a evocação do centenário da publicação desta revista literária e artística que marcou o Modernismo português.

A revista “Portugal Futurista”, cujo número único foi publicado em novembro de 1917, pretendia ser a voz do autodesignado Futurismo português.
A este grupo pertenciam os “artistas e poetas futuristas” do grupo de Orpheu, Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso, Santa-Rita Pintor, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Raul Leal, entre outros, que participaram na revista com poemas e textos críticos.
Para além deles, a revista apresentava também colaborações de individualidades proeminentes do Futurismo internacional, tais como Marinetti, Boccioni, Apollinaire e Blaise Cendrars, entre outros.
Após a sua distribuição nas bancas em Lisboa, todos os exemplares da revista foram apreendidos pela polícia a pretexto da “linguagem despejada” utilizada por Almada Negreiros no texto “Saltimbancos”.
Para além de textos de crítica artística e literária, a revista incluía seis obras plásticas de Santa Rita Pintor e Amadeo de Souza-Cardoso reproduzidas a preto e branco.

De forma a evocar o centenário da revista, os alunos de artes recriam as referidas obras nos seus materiais originais, enquadrando-as noutras obras significativas dos “futuristas” portugueses que marcaram aquela época do Modernismo nacional.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze