Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

15ena da Juventude | Circuito de Artes Plásticas de Jovens Artistas

2018/03/10 a 2018/04/01
Circuito artes plasticas 15ena juventude barreiro 2018 1 1024 2500
CIRCUITO DE ARTES PLÁSTICAS DE JOVENS ARTISTAS

INAUGURAÇÃO 10 DE MARÇO | 15h00 | MERCADO 1.º DE MAIO | PATENTE ATÉ 01 DE ABRIL

Vários locais que são habituais no teu quotidiano, transformam-se num circuito de promoção artística, com 8 exposições a decorrer durante a 15ena da juventude: Espaço J, Vitoriana at SIRB “Os Penicheiros”, Roll Bar, Escola Conde Ferreira, Bacu Tu, SDUB “Os Franceses”, Mercado Municipal 1.º de Maio.

 

EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM TELA | Ana Catarina Saagum

Espaço J

Ana Catarina Saagum apresenta mais uma vez a sua arte, com o objetivo de transmitir a sua paixão e amor através das suas obras. Procura levar o observador para uma dimensão paralela e fazê-lo conhecer melhor este seu mundo.

 

ESTAÇÃO SUL E SUESTE – PLATAFORMA MULTIDISCIPLINAR DE REFLEXÃO DA PAISAGEM DO BARREIRO | Frederico Vicente, Diogo Simões e Paula Simão

Entrada do Mercado Municipal 1º de Maio

"Estação Sul e Sueste é uma plataforma multidisciplinar de pensamento e reflexão. Tratando-se de visões sobre o território que o Barreiro ocupa, assenta a sua tónica naquela que é a especificidade da paisagem industrial desta margem do Tejo. Tem como pretensão trazer perspetivas distintas sobre o que são a memória e identidade do concelho, para dentro de uma janela que é simultaneamente uma montra. São convidados artistas, arquitetos, historiadores, geógrafos entre outros a materializarem as suas visões em peças não convencionais expostas. São estes os temas: a cidade, as suas gentes, os seus lugares, as correlações e os desafios que enfrenta, aquilo que é o seu património, mostrando-se, sempre, livre e isenta de qualquer conotação e ou associativismo. O nosso mote é que a semântica da palavra estação seja recetáculo de acontecimentos efémeros, nesta outra margem do rio que deve desencadear as suas próprias dinâmicas culturais.“

 

DESIGN GRÁFICO | Pedro Clemente

Baco Tu

Pedro Clemente é um jovem de 22 anos natural do Barreiro e traz-nos três cativantes propostas e os seus mais recentes trabalhos. Estudante de design gráfico e amante de fotografia, capta, através da sua objetiva, a essência natural tanto de pessoas como de paisagens, sejam elas urbanas ou naturais.

 

RETRATOS – EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA | Pedro Clemente

SIRB “Os Penicheiros”

 

FOTOMANIA – EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA | Nuno Martins

Roll Bar

Tem 18 anos e começou a fotografar praticamente há 2 anos e desde aí tornou-se uma paixão. Este jovem procura capturar momentos únicos e naturais.

 

PAISAGEM - EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA | Pedro Clemente

SDUB “Os Franceses”

 

EXPRESSIVIDADE NA ARTE | Ana Catarina Saagum, Fátima Silvestre, Carolina Lopes Silva, Rita Sousa e Melissa Brasil

Escola Conde Ferreira

“Há vários motivos que distinguem o Barreiro de outros concelhos e a arte é um deles…” são palavras da Ana Catarina Sagum. Com este evento, a autora pretende demonstrar que por mais diferentes que sejam os traços dos artistas todos merecem o reconhecimento enquanto tal.

 

REVIVESCÊNCIA – INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS | Diogo Simões e Frederico Vicente

Avenida da Praia

Ato sob a ideia de reviver, pretende-se, na forma de instalação, iniciar a discussão pública acerca da necessidade de compreender o tecido urbano mais envelhecido do centro do Barreiro. Vítima da ausência da criação de oportunidades, compõe ainda assim, uma estrutura base essencial, edificada e não-edificada, na identificação da população com a própria cidade.

 

A edição 2018 da 15ena da Juventude decorre de 9 de março a 1 de abril. A 15ena tem a sua grande Festa de Abertura esta sexta-feira, dia 9, pelas 21h00, na SIRB Os Penicheiros. DJ Set Selecta Clemente & Convidados + Kombat + Afrokillerz são os “cabeça-de-cartaz”, num concerto repleto de house music e rap.

Stand Up Comedy com Miguel Menaia,  Hugo Rosa e Rúben Branco, dia 16, às 21h00, no Lado B Be Jazz Café, Hoffdot Vegan Fest, a 17, das 11h00 às 2h00, na Escola Conde Ferreira, e, no mesmo dia, o VIII A Fragata – Festival de Tunas do Barreiro, pelas 21h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, o Concerto “Oba Loba”, dia 22, pelas 22h00, na  Biblioteca Municipal do Barreiro, e, dia 27, Torneio de Futebol Inclusivo, a partir das 9h30, no Pavilhão da Escola Secundaria de Santo António – iniciativa que envolve as instituições RUMO, NÓS e CERCIMB, são outros eventos que integram a programação. 

Este foi o ano em que foram rececionados mais projetos, que se salientam pela sua diversidade de estilo e a associação do evento à economia local. Dos 36 projetos apresentados, 12 são provenientes de associações e 21 de grupos informais e de jovens a título individual. 

Num programa feito por e para jovens, também a imagem do evento é da autoria da jovem designer barreirense, Ana Silva, criadora da marca Hoffdot.

Toda a programação e atualizações podem ser acompanhadas no Sítio Oficial da CMB na Internet e Facebook, páginas http://www.cm-barreiro.pt/ e https://www.facebook.com/municipio.barreiro

A 15ena da Juventude é uma mostra de ideias e projetos de jovens do Concelho e associações cuja a sua natureza esteja ligada à área da juventude. Os projetos têm o apoio do Gabinete da Juventude da CMB através de recursos e meios que permitem a sua realização.

Os jovens envolvidos fazem parte de todo o processo, proporcionando-lhes a oportunidade de participar ativamente na dinâmica do Concelho nas mais diversas áreas.

A extensa oferta de iniciativas procurará dinamizar as instalações municipais e equipamentos do Movimento Associativo, bem como, do Comércio local, com eventos descentralizados, a criação de um circuito de artes plásticas e a reflexão sobre o espaço público e património do Concelho.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze