Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Serviço Educativo

Serviço Educativo Municipal - Inscrições online

O SEM - Serviço Educativo Municipal para escolas públicas do Concelho é um projeto transversal de vários serviços da Câmara Municipal do Barreiro, bem como, da participação do movimento associativo local, que pretende dar a conhecer atividades pedagógicas de carácter sociocultural e educativo para o público escolar, numa perspetiva de aprendizagem informal, construtiva e crítica.
Tem como missão, garantir uma oferta diversificada de ações que valorizem o património histórico do concelho, a sensibilização ambiental e artística, e promoção cívica junto do público escola, através de novas práticas, dinâmicas e experiências informais, desenvolvidas no interior e exterior das escolas.

Objetivos gerais

- Promover atividades pedagógicas regulares para a comunidade educativa;
- Incentivar as escolas para participação e desenvolvimento de ações que promovam a criatividade, a proteção e defesa ambiental e patrimonial e uma cidadania ativa;
- Promover discursos pedagógicos acessíveis aos diferentes públicos escolares;
- Diminuir ou eliminar barreiras entre espaços municipais e a escola;
- Estimular alunos e professores a participarem de uma forma mais ativa no Concelho, promovendo o usufruto de espaços/ equipamentos como o Auditório Municipal Augusto Cabrita, Convento Madre de Deus da Verderena, Espaço Memória (Arquivo Municipal, Património Histórico e Museológico), Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal de Rio Coina (CEA), Biblioteca Municipal, Espaço J, Centro Interpretativo do Campo Arqueológico da Mata da Machada, Quinta Mião, entre outros.
A programação do Serviço Educativo Municipal para o ano letivo 2017/2018 tem como tema principal “OS NOSSOS MOINHOS”.

Enquadramento do tema “Os Nossos Moinhos”

Os Moinhos de maré e de vento são uma marca permanente no imaginário barreirense, não só porque marcam ainda hoje a paisagem, mas também porque foram percursores de um percurso industrial que o barreiro trilhou ao longo dos tempos. A sua existência remonta ao inicio da reconquista e organização territorial, é testemunho da politica institucional e da importância dada a esta região como centro logístico do período dos descobrimentos e do crescimento demográfico da capital. Chegaram até nós apenas como testemunho, mas por serem uma parte muito importante do nosso património, quis a Câmara Municipal do Barreiro, através de uma série de projetos e candidaturas possibilitar a valorização do Sítio de Alburrica e do Mexilhoeiro e seu Património Moageiro, ambiental e Paisagístico, que recentemente foi classificado como de Interesse Municipal. O resultado será a beneficiação de algumas destas unidades moageiras de maré e de vento, tornando-as funcionais no seu uso tradicional, ou, como contributo para a apreensão do todo, na forma de pontos interpretativos e pedagógicos que orientem visitas e percursos ou apresentações em sala de aula.

É por todo este esforço desenvolvido em torno dos Moinhos que a Câmara Municipal do Barreiro, entendeu estabelecer como temática para o ano letivo de 2017/18 “Os nossos moinhos”, numa forma de reconhecimento consciencialização do interesse Histórico Industrial, Ambiental e Paisagístico e do seu caráter emblemático. Para isso aposta, uma vez mais, no empenho e contributo da comunidade educativa.

Neste âmbito são propostas ações para todos os níveis de ensino, com o objetivo de envolver toda a comunidade educativa nestas comemorações, que se dividem por 3 blocos:
Dentro-de-Portas (atividades/ações desenvolvidas dentro do espaço escola);
Fora-de-Portas (atividades/ações que decorrem fora do espaço escola);
Projetos (proposta de atividades e ideias de caráter trimestral ou anual).

Equipa de Trabalho do Ano Letivo 2017/2018


O Serviço Educativo Municipal Para Escolas do Concelho é um projeto com uma perspetiva multidisciplinar, que envolve, os seguintes serviços municipais:
Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal de Rio Coina;
Divisão de Intervenção Social e Educação;
Divisão de Planeamento, Ambiente e Mobilidade;
Divisão do Projeto Municipal de Participação, Democracia, Cidadania e Comunicação;
Divisão de Promoção Cultural;
Gabinete Municipal de Desenvolvimento Económico e Estratégico;
Gabinete de Tecnologias de Informação;
Quinta do Mião (Gatil/Canil);
Divisão de Resíduos

Desejamos a todos um excelente ano letivo!

 

Oferta_Complementar_SEM_2017-2018_-_DANÇA

Ficha_de_Inscrição

 

Novo logotipom sem 1 750 2500

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze