Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Serviço Educativo Municipal

SEM-Ano Letivo 2019-20-300

 

O SEM - Serviço Educativo Municipal para escolas públicas do Concelho é um projeto transversal de vários serviços da Câmara Municipal do Barreiro, bem como, da participação do movimento associativo local, que pretende dar a conhecer atividades pedagógicas de carácter sociocultural e educativo para o público escolar, numa perspetiva de aprendizagem não formal, construtiva e crítica.


Tem como missão, garantir uma oferta diversificada de ações que valorizem o património histórico do concelho, a sensibilização ambiental e artística, e promoção cívica junto do público escola, através de novas práticas, dinâmicas e experiências informais, desenvolvidas no interior e exterior das escolas.

 

Guia de Oferta Educativa 2020/21:

Guia 2020_2021

Ficha_de Inscrição

 

 

 

 

 

 

Objetivos gerais

- Promover atividades pedagógicas regulares para a comunidade educativa;
- Incentivar as escolas para participação e desenvolvimento de ações que promovam a criatividade, a proteção e defesa ambiental e patrimonial e uma cidadania ativa;
- Promover discursos pedagógicos acessíveis aos diferentes públicos escolares;
- Diminuir ou eliminar barreiras entre espaços municipais e a escola;
- Estimular alunos e professores a participarem de uma forma mais ativa no Concelho, promovendo o usufruto de espaços/ equipamentos como o Auditório Municipal Augusto Cabrita, Convento Madre de Deus da Verderena, Espaço Memória (Arquivo Municipal, Património Histórico e Museológico), Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal de Rio Coina (CEA), Biblioteca Municipal, Espaço J, Centro Interpretativo do Campo Arqueológico da Mata da Machada, Quinta Mião, entre outros.
A programação do Serviço Educativo Municipal para o ano letivo 2020/2021 tem como tema principal 500 anos do Concelho do Barreiro

Enquadramento do tema 500 anos do Concelho do Barreiro

O concelho do Barreiro nasceu no dia 16 de janeiro de 1521, durante o reinado de D. Manuel I, estando esse documento guardado na Torre do Tombo, no Livro 35º da Chancelaria de D. Manuel I, nos fólios 122 e 122v. A criação da paróquia de Santa Cruz em 1487 abrira caminho à criação do concelho, num território administrado sob a égide da Ordem de Santiago.
As origens do povoamento do Barreiro remontam ao período da Reconquista cristã e teria ocorrido numa zona, junto à praia defronte do rio Tejo, até ao “Alto do Hospital”. Com uma população que se dedicava maioritariamente à pesca e à exploração do sal, registava apenas “131 habitantes na vila e 133 no termo”, segundo o censo de 1532.
A passagem dos 500 anos da criação do concelho do Barreiro é uma data demasiado importante para deixar em claro.
Oportunidade para refletir sobre o passado e o crescimento do Barreiro, que se traduziu no crescimento em área do nosso concelho no século XIX em consequência da instalação do caminho-de-ferro no Barreiro e do desenvolvimento económico e populacional que daí adveio, assim como, para analisar e perspetivar o futuro quando tantos desafios são colocados a este antigo concelho.

Novo_Logotipom_SEM

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze