Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projetos CMB

“DÁ NOME À TUA ESCOLA”!
CONVITE À PARTICIPAÇÃO

A Câmara Municipal do Barreiro convida os Agrupamentos de Escolas do Concelho a associarem-se à iniciativa ‘Dá Nome à Tua Escola’.
Em 2018, Ano Europeu do Património Cultural, a Câmara Municipal do Barreiro coloca em destaque a necessidade de estudar, documentar e preservar um vasto conjunto de elementos culturais que contribuam para aumentar o vínculo de pertença à comunidade.
Neste sentido, os alunos dos jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo do Concelho são desafiados a participar no concurso “Dá Nome à Tua Escola”, em que se promove a atribuição de um nome às Escolas de uma figura emblemática, cuja personalidade influenciou o curso da história do Concelho.
Atualmente, o parque escolar do Concelho, no que respeita aos jardins-de-infância e às escolas de 1º ciclo apresenta a sua identificação ou de forma numérica, ou através do nome do território onde está inserido. Pela participação neste concurso, os jardins-de-infância e as escolas do 1º ciclo podem inverter esta realidade ao mesmo tempo que se torna possível, aos alunos, desenvolver competências ao nível da investigação de histórias de vida dos protagonistas representativos da vida social, política, cultural, associativa, desportiva e/ou laboral do concelho do Barreiro. Cada jardim-de-infância/escola deve apresentar até quatro nomes a concurso acompanhados de uma sucinta memória descritiva e imagem de cada uma das suas escolhas. O projeto deverá ter associado um docente por cada estabelecimento de ensino a concurso, que assinará a ficha de inscrição e que fica responsável pela participação nesta iniciativa.

O património cultural imaterial, intimamente associado a pessoas, é um património frágil e que pode vir a desaparecer, daí a importância de ser estudado, documentado e preservado.
A Câmara Municipal do Barreiro está certa de que este desafio funcionará como fonte de conhecimentos inesgotável, e que irá criar em todos os participantes um elevado sentido de identidade dentro das comunidades a que pertencem.
Esclarecimentos adicionais devem ser solicitados pelo telefone 21 206 81 99, ou endereço eletrónico da Divisão de Educação da CMB, deda@cm-barreiro.pt

 

IMAGEM DÁ NOME À TUA ESCOLA

 

Assembleia Municipal de Jovens

Pretende-se promover junto dos alunos do 3º ciclo e secundário uma cidadania ativa, possibilitando desta forma, que os estudantes possam desenvolver ações que lhes permitam, enquanto cidadãos conscientes, participar ativamente na vida do concelho, culminando com a realização de uma Assembleia Municipal de Jovens, com a presença do Sr. Presidente da Assembleia Municipal; Sr. Presidente da Câmara Municipal e Srs. Vereadores da CMB.

Carnaval das Escolas

No Carnaval das Escolas do Barreiro participam crianças de toda a comunidade educativa do concelho, quer da rede pública, quer da rede privada e solidária.
O evento resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Barreiro, as Uniões de Juntas e toda a Comunidade Educativa do Concelho.

Feira Pedagógica

A Feira Pedagógica é pensada, em primeira instância para as crianças e jovens, e por esse motivo a sua programação é pensada para se adequar aos mesmos, no entanto, oferece múltiplas alternativas de animação para a população em geral, independentemente da idade.

Este amplo espaço de interação e partilha que é a Feira Pedagógica visa, no fundamental, a divulgação da diversidade da oferta, âmbito de intervenção e projetos desenvolvidos pela comunidade educativa do concelho. É, igualmente, um momento privilegiado para promover e divulgar a cooperação e parcerias existentes entre câmara municipal, juntas de freguesia e a comunidade educativa, com o objetivo essencial de criar as condições para, em conjunto, fomentar o desenvolvimento integrado e sustentado do nosso concelho.
Durante os dias que decorre a Feira realizam-se múltiplas ações de cariz artístico e desportivo que envolvem milhares de crianças, jovens, pessoal docente e não docente e pais e encarregados de educação. Este ano, à imagem do ano transato, a exposição da Feira decorrerá no interior do Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC).
Todos os anos é escolhido um tema para a Feira. Para 2015, a Câmara Municipal do Barreiro propõe: "Identidades – Encontro de Culturas".
As datas, ainda por confirmar, contemplam o dia 1 de junho, de modo a comemorar o Dia Mundial da Criança.

 

Objetivos da atividade:
  • Comemoração do Dia Mundial da Criança;
  • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas;
  • Exposição dos projetos educativos de cada agrupamento/escola;
  • Dinamização de atividades culturais, musicais e desportivas;
  • Envolvimento da toda a comunidade educativa.

Histórias Vividas e Contadas no 25 de Abril

A atividade “Histórias Vividas e Contadas do 25 de Abril” decorre todos os anos no âmbito das Comemorações do 25 de Abril. No fundamental, destina-se aos alunos das escolas públicas do concelho, do 4ºano, 6º ano, 9º ano, 11º e 12º anos. A escolha deste público-alvo prende-se com a adequação da temática do 25 de Abril aos programas curriculares dos anos letivos anteriormente referidos. As inscrições são efetuadas pelas escolas no serviço educativo da autarquia.

Para a realização da iniciativa, a Câmara Municipal convida personalidades do concelho que conviveram de perto com as incidências da revolução do 25 de Abril de 1974. Os convidados participantes, de acordo com o ano letivo, relatam histórias e momentos marcantes por eles vivenciados nas várias fases do processo revolucionário. Estas histórias, contadas na primeira pessoa, dão espaço a perguntas diretas ao interlocutor, nomeadamente, em relação à perceção por parte dos alunos das diferentes vivências do antes, do durante e do depois da revolução.

Os objetivos fundamentais da iniciativa são, por um lado, servir de complemento ao programa curricular, como mencionado em frases anteriores e, por outro, incentivar os alunos a conhecer um pouco mais das “vivências pessoais” durante este momento marcante da história contemporânea do Barreiro e de Portugal procurando revelar assim, as profundas mudanças económicas, sociais e culturais que esta revolução introduziu na nossa cidade e no nosso país.
A utilização de fotos e a vídeos dos acontecimentos é essencial, nomeadamente, no que respeita à atenção e interesse demonstrado pela maioria dos alunos.
As sessões realizam-se sempre nas instalações escolares, tendo uma duração de aproximadamente 50 minutos e contam, sempre que solicitado, com um número máximo de 50 alunos, limite estabelecido para que as referidas sessões corram com a normalidade desejada.

Libert'Arte

Esta iniciativa decorre no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, programadas pela CMB para o mês de abril e destina-se aos alunos do pré-escolar e 1ºciclo do ensino público.

Para a realização desta iniciativa, a Câmara Municipal do Barreiro apresenta um tema relacionado com o 25 de Abril de 74, de modo a que os alunos desenvolver um trabalho de âmbito artístico.
Assim, disponibiliza-se às escolas um objeto para ser trabalhado coletivamente. Não se pretende que o referido objeto limite a capacidade de expressão, mas sim que a fomente através da criatividade das crianças.

Objetivos da atividade:
  • Sensibilizar para as comemorações do 25 de Abril e sua importância para consolidar os ideais da liberdade;
  • Promover a criatividade individual e coletiva;
  • Fomentar o interesse pelas expressões e pela arte.

Quinzena da Educação "A Escola Somos Todos Nós"

A Quinzena da Educação decorre prioritariamente no mês de outubro. Este ano letivo foi subordinada ao tema: "Identidades – Encontro de Culturas". Esta iniciativa promovida pela autarquia, em parceria com as juntas de freguesia reúne um vasto leque de atividades em que participam dezenas de instituições e milhares de participantes.

Destina-se, fundamentalmente, a toda a comunidade educativa, abarcando alunos, pessoal docente e não docente, associações de pais, encarregados de educação e familiares. Engloba, no essencial, atividades como: debates, visitas ao concelho, visitas institucionais dos eleitos às escolas públicas, apresentação de projetos, ateliês nas mais diversas áreas e que se destinam a docentes e alunos e homenagem, através da entrega de diplomas, a pessoal docente e não docente que se aposentou no ano anterior.
Durante a quinzena, realiza-se um lanche/convívio destinado ao pessoal docente e não docente e associações de pais das escolas públicas do concelho.

Objetivos da atividade:
  • Comemoração do Dia do Professor – 6 de outubro;
  • Acolhimento da comunidade educativa;
  • Consolidação das parcerias entre a CMB e a comunidade educativa;
  • Envolvimento dos alunos, pessoal docente, não docente pais e encarregados de educação na definição de estratégias e de planeamento das políticas educativas locais.
  • Reconhecimento do trabalho desenvolvido, em prol das nossas crianças e jovens, pelo pessoal docente e não docente que deixa o sistema educativo.

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze