Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município


Brasão e Bandeira do Município 
Armas - Escudo de prata, nó aberto de corda, de verde, posto em faixa e movente dos flancos. Em chefe, uma cruz de Santiago, de púrpura, acompanhada à dextra de uma roda de indústria, de verde, e à sinistra de um cacho de uvas púrpura folhado de verde. Uma conta, duas faixetas ondadas de azul, onde navega uma muleta de negro, realçada de ouro, vestida de vermelho mastreada e encordoada de negro. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco com letras a negro : " CIDADE DO BARREIRO ".

A cruz da Ordem de Santiago de púrpura - O Barreiro, pelo seu valor natural, foi uma das comendas de tão notável Ordem, de púrpura, por este esmalte ser o mais nobre e porque assim se representa a Ordem que tantos serviços prestou a Portugal.
O cacho de uvas - Representa aqui a parte agrícola, como elemento representativo da riqueza da terra.
As faixetas ondeadas de azul - Representam o rio Tejo.
Muleta de negro, realçada de ouro, vestida de vermelho - Barco de pesca, típico da região, de negro, por este esmalte significar heraldicamente, honestidade e firmeza e representa a terra. É indicado o ouro para realçar o barco, porque este metal representa a riqueza e significa constância e poder. O vermelho é indicado para as velas do barco significa vitórias.

Fonte: Ordenação heráldica do brasão e bandeira, publicada no Diário da República, III Série de 16/05/1986

Município do Barreiro © 2015 | Todos os direitos reservados

logotipo de wc3amrs logotipologotipo Wiremaze